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Política 06/05/2025 15:53
Por: Redação

Reunião entre Poderes discute melhorias no Hospital Candelária

Durante o encontro, foram debatidas queixas recorrentes sobre a demora nos atendimentos dos plantões médicos e a necessidade de reforço no quadro de profissionais

Na manhã desta terça, 6, representantes do Executivo, Legislativo e do Hospital Candelária, se reuniram para tratar de melhorias nos atendimentos prestados à comunidade.

Participaram da reunião o prefeito, Nestor Ellwanger; o vice-prefeito, Cristiano Becker; a secretária de Saúde, Graziele Priebe; a presidente do Legislativo, Jaira Diehl (P); o vice-presidente, Márcio Bataioli (PL); o secretário da Mesa Diretora, Marcelinho D’Avila (P); e os vereadores Cezar Pohllmann (P), Cristina Rohde (P), Ismael Soares (P), Jair Radtke (MDB), Marlon Wohlenberg (PSB) e Mateus Böck (PL). Também estiveram presentes o presidente do Hospital Candelária, Romi Ávila Hugo; o diretor administrativo, Lairton Kuhn; o diretor de Saúde, Júlio Stefanello; e a advogada, Rosemari Hoffmeister.

Durante o encontro, foram debatidas queixas recorrentes sobre a demora nos atendimentos dos plantões médicos e a necessidade de reforço no quadro de profissionais.

A presidente Jaira destacou que são frequentes as reclamações quanto à demora no atendimento nos plantões, ressaltando as dificuldades enfrentadas pelos pacientes para identificar a quem recorrer — se à Secretaria de Saúde ou ao hospital — o que gera confusão e insatisfação.

As reivindicações têm respaldo, considerando que tanto o Legislativo quanto o Executivo destinam recursos ao hospital. Em 2024, a entidade recebeu R$ 445.176,00 por meio de emendas impositivas da Câmara Municipal de Vereadores e mais R$ 162.430,00 da prefeitura, através do convênio 007/2024, totalizando R$ 607.606,00.

Por fim, a administração do hospital comprometeu-se a avaliar as sugestões apresentadas e a viabilizar a contratação de mais um profissional médico, com escala entre 10 e 12 horas, para reforçar os plantões, possivelmente já no início de junho. 

(Texto: Maieve Soares | Assessoria de Imprensa da Câmara)