Logo Folha de Candelária
Esporte 18/09/2025 18:37
Por: Diego Foppa

Equipe do Medianeira está na final dos Jogos da Juventude

Final será disputada na manhã desta sexta, 19

Quase cinco mil jovens atletas de todas as regiões do país estão em Brasília para a disputa dos Jogos da Juventude 2025. Os jogos retornam ao local onde tudo começou, já que o Distrito Federal foi sede da primeira edição, em 2000. Neste ano, os Jogos da Juventude terão 20 modalidades: águas abertas, atletismo, badminton, basquete, ciclismo, esgrima, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, remo virtual, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo, vôlei de praia, voleibol e wrestling. E Candelária está mais uma vez representada na competição. A equipe feminina de basquete do Colégio Medianeira está outra vez representando o Rio Grande do Sul na disputa. No ano passado, igualmente representando o Estado, o time do Medianeira obteve a quarta colocação na disputa. E neste ano, a equipe foi ainda mais longe, pois já garantiu um lugar na final da segunda divisão, programada a manhã desta sexta, 19.

Organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), o evento conta com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SEL-DF), responsável por garantir a infraestrutura necessária para a realização do maior evento multiesportivo do Brasil para atletas de até 17 anos. A equipe gaúcha representada pelo Medianeira disputa a final da categoria com a representação do Mato Grosso. Na fase semifinal, as gurias do Medianeira derrotaram a equipe do Pará por 53 x 25. Na fase inicial, no grupo A, a campanha do time gaúcho começou com uma derorota na segunda, 15: Mato Grosso 32 x 22 Rio Grande do Sul. Na terça, 16, a equipe do Rio Grande do Sul derrotou Tocantins por 68 x 21. E na quarta, 17, outra vitória, desta vez contra Pernambuco por 54 x 23. A campanha rendeu um lugar na fase semifinal, disputada na quinta, 18, na qual as gurias do Medianeira derrotaram o time do Pará por 53 x 25. A partida decisiva promete ser difícil, por enfrentar a adversária responsável pela única derrota no torneio: a equipe do Mato Grosso. A equipe treinada pelo técnico Ricardo Ellwanger é formada pelas seguintes atletas: Anita, Antonella, Cecília, Clara, Fernanda, Maria Fernanda Gregoletto, Maria Fernanda Schoenfeldt, Marina e Yasmin. 

O jogo está programado para iniciar às 10h30, no ginásio do Colégio Marista Asa Sul (Maristão), e contará, mesmo à distância, com a torcida dos candelarienses e de todos os gaúchos.