Logo Folha de Candelária
Geral 21/11/2022 14:52
Por: Redação

Orquestra de Candelária inicia nova turnê em Salvador do Sul

Apresentação no dia 24 é a primeira da terceira etapa do projeto com estímulo da Lei Federal de Incentivo à Cultura

Após o extenso roteiro de shows do final do ano passado, que percorreu 10 cidades apenas no mês de dezembro, a Orquestra de Candelária prepara uma nova turnê. Intitulado como Projeto Cultural Orquestra de Candelária – Turnê III. A agenda terá 10 apresentações de acordo com a proposta aprovada pela Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo. A estreia do novo projeto já tem data: é na quinta, dia 24 de novembro, na cidade de Salvador do Sul. O show da Orquestra de Candelária está integrado ao evento Multi Show, promovido pela Prefeitura de Salvador do Sul, Oficina Municipal de Artes e Associação dos Amigos da Oficina Municipal de Artes, com início previsto para as 20h, na Sociedade União Salvadorense (SUS). A entrada é franca.

A Orquestra apresenta sucessos nacionais e internacionais (incluindo repertório da música alemã e italiana), além de canções bem conhecidas do tradicionalismo gaúcho e da Música Popular Brasileira. A proposta da orquestra é expandir o repertório para ir além do erudito, trazendo releituras de músicas populares. O show promete, segundo os integrantes, levar diversão e, ao mesmo tempo, surpreender o público presente.

O projeto cultural Orquestra de Candelária – Turnê Instrumental III tem o estímulo da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio de Unifértil, Rede Super, Lojas Benoit e Tritec. É uma realização da Associação Cultural de Candelária Erico Veríssimo (ACCEV) e da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo – Governo Federal – Pátria Amada Brasil.

A ORQUESTRA DE CANDELÁRIA

A Orquestra de Candelária surgiu em 2014, a partir de um sonho do maestro Alan Patrick Wagner, que teve a colaboração de Francisco Velloso e auxílio da Prefeitura de Candelária e da Associação Cultural de Candelária Érico Verissimo (ACCEV) para aquisição dos instrumentos. As primeiras apresentações aconteceram em 2015 e, em 2016, os shows foram ampliados para outras cidades da região. A orquestra é formada por diferentes músicos, que se dividem nos teclados, contrabaixo, violão, guitarra, naipes de trompetes, trombones, saxofone alto e tenor, além de bateria e outros instrumentos de ritmo.

A pandemia da covid-19 prejudicou a agenda de shows do grupo candelariense. No entanto, a diminuição das restrições já no final de 2021 abriu caminho para um roteiro concorrido, no qual a Orquestra se apresentou nas cidades de Pantano Grande, Estrela, Barros Cassal, 15 de Novembro, Sobradinho, Santa Cruz do Sul, Rio Pardo, Ibirubá, Formigueiro e Restinga Seca. Cada espetáculo musical reafirmou o sucesso da proposta da orquestra candelariense, de divertir e emocionar as plateias através da música. No dia 10 de dezembro, a Orquestra se apresenta em Candelária, como uma das atrações do Natal Encantado das Candeias.