Logo Folha de Candelária
Geral 21/08/2017 08:23
Por: Tiago Mairo Garcia

Retirada de eucaliptos no Parque de Eventos gera polêmica nas redes sociais

Prefeitura alega que árvores estavam causando riscos e optou pela retirada gradativa para serem substituídas por plátanos canadenses que serão plantados em parceria com o Rotary

  • Retirada de eucaliptos causou indignação nas redes sociais - Crédito: Tiago Mairo Garcia - Folha
  • Prefeitura alega que árvores estavam causando risco aos usuários do parque - Crédito: Tiago Mairo Garcia - Folha

Uma retirada de eucaliptos realizada na manhã de terça, 15, pela Prefeitura no Parque Municipal de Eventos Itamar Vezentini, vem causando revolta e indignação nas redes sociais. Em publicação em sua página pessoal na rede social Facebook, o empresário Roberto Gewehr, proprietário do Restaurante da Ilha, relatou a sua indignação com o fato e questionou porque o município não realizou apenas uma poda nos galhos, mantendo as árvores, existentes há mais de 30 anos no local.

“Parabéns a quem teve esta atitude. Agora que a comunidade está frequentando o PARQUE DE EVENTOS. Cortaram os eucaliptos. Vai ficar muito bom no verão. Onde cada um levará um guarda sol para se abrigar. E NÃO VENHAM COM DESCULPAS QUE ESTAVA PERIGOSO. Pois era só fazer uma poda e não a retirada total. Para fazer? lenha, tabuas, moeroes, pontes. Faz mais de 30 anos que estão ali e nunca ofereceram perigo a ninguém. Fica aqui registrado a minha indignação”, disse o empresário em sua publicação, mostrando o fato em fotos e um vídeo. Até a manhã de hoje, 16, a publicação de Gewehr teve grande repercussão com 587 reações, 112 compartilhamentos e 173 comentários, na sua grande maioria, de pessoas compartilhando a sua indignação com o fato.

CONTRAPONTO – A Folha entrou em contato com o Departamento Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura, que explicou a ação realizada. De acordo com o diretor de Meio Ambiente, Alcioni Castro, a bióloga e licenciadora ambiental, Fabiane Wyzykowski e o fiscal de Meio Ambiente, Valter Fernando Auler, a medida se deu após a queda de um galho sobre um veículo particular estacionado no local. O caso está tramitando na justiça. Devido ao fato, o Departamento recebeu orientações do Ministério Público para realizar a poda dos galhos, mas ao avaliarem as árvores, constataram que os eucaliptos estavam oferecendo riscos aos usuários do Parque. "Diante dos riscos, se optou em realizar a poda e o corte gradativo, de forma intercalada das árvores, para que possam ser plantadas novas árvores nestes espaços”, disse Castro. Através de uma parceria com o Rotary, a prefeitura irá plantar mudas de plátanos canadenses no lugar dos eucaliptos. Já as toras dos eucaliptos retiradas serão utilizadas para a reforma da garagem para os veículos públicos estacionados no pátio das Secretarias Municipais de Agricultura e de Obras Públicas.