Logo Folha de Candelária
Geral 15/08/2025 07:41
Por: Diego Foppa

Mapeamento aéreo inclui Candelária, Cabrais e Cerro Branco

Imagens em alta resolução do território de cidades que decretaram situação de emergência ou calamidade pública serão captadas

Desde a segunda (11), três aviões equipados com tecnologia de ponta estão sobrevoando as regiões do Rio Grande do Sul mais afetadas pelas consequências dos temporais que castigaram o estado entre abril e maio de 2024 e no início deste ano.
O objetivo é registrar imagens em alta resolução do território de cidades que decretaram situação de emergência ou calamidade pública, bem como dos municípios vizinhos e próximo a lagos e lagoas.
Contratado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por R$ 45,9 milhões, o mapeamento aéreo de cerca de 167 mil km² vai gerar imagens e dados de alta precisão que, além de possibilitarem a atualização de mapas topográficos, poderão ser usados em estudos ambientais, pesquisas sobre movimento das águas e planos de controle de riscos.

Segundo o ministério, a iniciativa faz parte de um conjunto de medidas estruturantes para mitigar os efeitos das recentes enchentes, que ceifaram centenas de vidas e causaram uma série de transtornos à população gaúcha. "Esses levantamentos permitirão o desenvolvimento de intervenções capazes de reduzir os impactos das inundações e orientar as ações de reconstrução", afirmou o diretor do Departamento de Projetos Estratégicos da Secretaria Nacional da Segurança Hídrica do ministério, Bruno Cravo, em nota divulgada pela pasta.

O contrato para realização do serviço de aerofotogrametria foi assinado no fim de julho, com o Consórcio Hidro Sul - formado pelas empresas Serviços Aéreos Industriais Especializados; Aerosat Engenharia e Aerolevantamentos e Fototerra Atividades de Aerolevantamentos. A previsão contratual é que o trabalho seja concluído em até 18 meses.

MAIS - Ao todo, 186 municípios serão contemplados, começando por Porto Alegre, São Leopoldo, Caxias do Sul e Santa Maria. Na lista, também estão inclusos Candelária, Novo Cabrais e Cerro Branco.