Logo Folha de Candelária
Geral 09/03/2022 08:27
Por: Odete Jochims

No dia 8 de março, Câmara homenageia mulheres

Troféu Heroína 365 dias por ano foi entregue para quatro mulheres em sessão solene do legislativo na noite de terça

  • As homenageadas com o troféu Heroína
  • Galeria 8 de março
  • Tatiele Henker e Rafael Auler
  • Abertura com boa música com Tatiele Henker

A noite de terça, 8, foi das mulheres na Câmara Municipal de Candelária na data consagrada à condição feminina em âmbito internacional, em sessão solene realizada na terça, na sede do legislativo municipal. Na ocasião, foi entregue o troféu Heroínas 365 dias por ano para quatro mulheres, indicadas por sua atuação de destaque no município. Foram homenageadas Alvanira Porto Silveira, Eni Ellwanger – que está hospitalizada e foi representada por Neusa Rodrigues -, Marlise Hennig e Valquíria Wollmann.

Os pronunciamentos foram iniciados pelo proponente do projeto criado em 2013, o vereador Marco Antônio Larger (P), que salientou que a vida só faz sentido quando temos a vida de alguém com nós. Ele pediu orações pela recuperação de Eni Ellwanger. Lurdes Ellwanger (PTB) observou que a mulher representa amor incansável, paixão e doação inexplicável. Cristina Rohde (PSDB) saudou as homenageadas, enaltecendo sua condição de liderança e agentes de mudanças. Alexandra Bini (P) registrou que as homenageadas representam todas as mulheres do município, servindo de exemplo. Para ela, a mulher precisa saber que não há limites para alcançar seus sonhos.

Na sequência, o prefeito Nestor Ellwanger (Rim) parabenizou o vereador Marco Larger pela iniciativa, lembrando que muitas vezes a mulher trabalha mais que o homem, valorizando os direitos conquistados pelas mulheres. Por fim, parabenizou as indicadas e suas famílias, homenageando a todas as mulheres por seu dias. Alvanira Porto se pronunciou em nome das homenageadas, registrando agradecimentos pela distinção. Valorizou a capacidade de trabalho e a polivalência das mulheres. “Somos mais fortes do que imaginamos”, ressaltou, observando que muitas vezes as mulheres levantam das cinzas como um vulcão. “Somos guerreiras por natureza”, completou, registrando emocionada, por fim, uma homenagem à filha falecida que, segundo lembrou, era apaixonada pelo seu trabalho na Apae.

O encerramento da sessão solene ainda foi marcada pela inauguração da Galeria de Vereadores 8 de Março, iniciativa que visa destacar a participação da mulher na política. A galeria é integrada por Zenith Heinze, Rosani Moura, Cristina Rohde, Lurdes Ellwanger, Sandra Gewehr, Jaira Diehl, Alexandra Bini e Ginevra Haubert da Silveira, que enalteceu o crescimento das mulheres na política candelariense, iniciado em 1952 através de Zenith Heinze até os dias atuais, nos quais as mulheres ocupam 30% das cadeiras da Câmara.