Logo Folha de Candelária
Geral 16/06/2022 14:36
Por: Redação

Frente em defesa dos animais irá atuar nas escolas

Atividades com estudantes visam conscientizá-los desde cedo sobre a proteção aos animais

As escolas do município de Candelária serão visitadas pelos integrantes da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais e por protetores a fim de conscientizar as crianças e jovens sobre a importância de cuidar dos animais. Essa é mais uma ação do grupo de trabalho montado na Câmara de Vereadores de Candelária, que esteve reunido novamente nessa semana para debater o tema de extrema importância e urgência que é a causa animal.  

A Frente Parlamentar em Defesa dos Animais recebeu através da deputada estadual Kelly Moraes (PL) mais de dois mil exemplares do livro “Eu sou amigo dos animais”, desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A obra tem como personagem o cão galgo chamado Guri e busca ajudar a conscientizar adultos e crianças para os cuidados com os animais em virtude do alto número de indicadores de crueldade registrados em todo o Estado.

Conforme o presidente da frente parlamentar, o vereador Jorge Willian Feistler, a ideia de trabalhar com as crianças e jovens é uma forma de estimular neles o senso de responsabilidade e empatia. “A educação tem uma papel transformador e podemos por meio dela trabalhar a causa animal com as nossas crianças. Elas precisam aprender desde cedo sobre a gravidade dos maus-tratos e com a construção desse pensamento nas crianças, a responsabilidade começa a ser trabalhada”, comentou.

A ideia é visitar todas as escolas da cidade e do interior do município a partir do mês de julho. O roteiro de visitas está em fase de organização e agenda com as instituições de ensino. A Frente Parlamentar em Defesa dos Animais é formada pelos vereadores Jorge Willian Feistler (PTB), Cristina Rohde (PSDB), Marcelinho D’Avila (Progressistas) e Ilceu Pohlmann (PTB) e foi criada para ser parceira de outros poderes e também dos protetores na luta pela causa animal.

CRIME

Maus-tratos e abandono de animais é crime previsto na lei 1.629/2019, de autoria do vereador Jorge Willian. “Toda semana recebemos casos de violência contra animais e estamos cobrando para que a legislação seja cumprida. Sabemos que além da conscientização, também é preciso que haja punição para quem comete esses crimes”, ressaltou. As denúncias de violência contra amimais podem ser feitas na Delegacia de Polícia, que tem sido grande parceira da causa animal em Candelária.