Logo Folha de Candelária
Geral 11/05/2020 09:58
Por: Redação

Prefeitura entrega kits de irrigação para 34 famílias

Ação faz parte do Programa Segunda Água do governo estadual que incluiu a construção de açudes

Em tempos de estiagem histórica as ações voltadas para produzir água nas propriedades rurais são benvindas e merecem aplausos. Em Candelária, 34 famílias irão receber a partir de segunda, 11, kits de irrigação do Programa Segunda Água, do governo estadual. Os kits serão entregues às mesmas famílias beneficiadas com a construção de açudes, na primeira etapa do programa. O início da distribuição – que será executada pela Secretaria Municipal de Transportes, Obras Públicas e Trânsito – foi acompanhada no início da manhã de segunda pelo prefeito Paulo Butzge, o vice Nestor Ellwanger, o Rim, os secretários municipais de Obras e de Administração, respectivamente, Marlon Wohlenberg da Silva e Dionatan Tavares, o chefe do escritório local da Emater, Sanderlei Pereira, e pelo servidor municipal André Steindorff.

A partir da entrega nas propriedades, que será acompanhada pela Emater, as famílias contempladas pelo programa passam a ter o açude e as ferramentas para obter os benefícios de uma irrigação na propriedade. O kit de irrigação por gotejamento é composto por caixa d’água de 1.000 litros, bomba d’água submersa, cabo para fiação elétrica, tubulação para condução da água do açude até a caixa d’água e até a área irrigada, filtros, registros, tubos gotejados para uma área irrigação de até 1.000m² e todas as conexões e peças necessárias para a montagem do sistema.

De acordo com Sanderlei Pereira, os beneficiários do programa ainda receberão um curso programado para os dias 22 e 23 de junho, que será ministrado através do Sindicato Rural/Senar. Sanderlei valoriza o programa de irrigação, que ganha especial destaque numa época de tanta carência de água em todo o estado. Ele defende outras ações como essa já que, historicamente, a estiagem se repete no estado com intervalo de alguns anos. Sanderlei também acredita que esse projeto irá servir para conscientizar os produtores locais sobre a importância da irrigação, de forma a que se sintam motivados para avançar neste caminho na propriedade.

O Programa

O Programa Segunda Água é resultado de convênio entre o Ministério da Cidadania e o Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, e tem como objetivo garantir acesso a água para produção no meio rural a populações em situação de vulnerabilidade social, de forma a promover a segurança alimentar e hídrica. A operacionalização é feita com a construção cisternas e microaçudes e instalação de pequenos sistemas de irrigação. Serão beneficiadas 2,7 mil famílias de 68 municípios gaúchos, com investimentos de R$ 26,2 milhões.

A ação dá a possibilidade de melhoria no cultivo de hortaliças, feijão, milho e frutíferas, entre outras. “A segurança e a estabilidade oferecidas pelo sistema na produção é fundamental, principalmente quando falamos no cultivo de hortaliças na propriedade”, explica o engenheiro agrônomo Jonas Wesz, servidor do Dafa. “É mais alimento para o autoconsumo das famílias e aumento de renda com a comercialização do excedente da produção”, destaca.