Logo Folha de Candelária
Geral 06/05/2022 14:21
Por: Odete Jochims

Com a marca da superação: a maior Expocande da história

Apesar dos imprevistos e da instabilidade do tempo, feira registrou crescimento de 20% no público pagante

  • Crédito :Pedro Augusto 
Fotógrafo JN&F

Dois anos depois da data prevista e quatro anos após a última edição, a 10ª Expocande finalmente aconteceu. E os resultados foram amplamente positivos, indicando ter sido o maior evento já realizado em Candelária. A comissão organizadora já havia antecipado que a Expocande 2022 apresentaria a mais ampla infraestrutura e o maior número de expositores. Além disso, esta edição já contabilizava a maior exposição de animais e de máquinas e, ainda, a mais ampla e qualificada programação artística e musical, com destaque para o show nacional de João Neto e Frederico. Mas ainda havia a expectativa em relação à presença de público, sem dúvida, o principal ingrediente para medir o sucesso de qualquer evento. E o público igualmente não decepcionou. Pelo contrário. Um expressivo contingente de pessoas visitou a feira na abertura e na sexta. E no sábado, 30, o Parque de Eventos Itamar Vezentini recebeu uma verdadeira invasão humana, que aumentou ainda mais no domingo, 1º, esgotando a área de estacionamento, obrigando muita gente a buscar espaço ao longo da rodovia. A comissão organizadora divulgou ainda no domingo, que o público pagante aumentou em 20% em relação à edição passada. Mas quem acompanhou as edições anteriores da Expocande não tem dúvida em afirmar que nunca o evento reuniu tanta gente. E isso ocorreu mesmo em meio a um tempo instável, circunstância a que se soma ainda a uma série de imprevistos e dificuldades nos preparativos. Por isso, o presidente da 10ª Expocande, Jorge Mallmann, salienta que os resultados favoráveis obtidos são especialmente comemorados, uma vez que foram conquistados em condições desfavoráveis, exigindo sacrifícios e superação não só dos organizadores, mas de inúmeras pessoas que somaram esforços à realização.
Ouvido no meio da semana pela reportagem da Folha, Jorge Mallmann afirmou que sobressai agora para a comissão organizadora o sentimento de missão cumprida. Lembra que na segunda, 25, após o forte vendaval que derrubou parte da estrutura já concluída chegou a temer que a feira não se realizaria. Relata, porém, que já no dia seguinte os organizadores recobraram as forças para liderar o mutirão que reergueu o que caiu e, dessa forma, cumprir o cronograma do evento. “Nem se vivesse mil anos conseguirei agradecer o empenho, a dedicação e o comprometimento de algumas pessoas para nos ajudar na missão quase impossível de colocar a feira em pé outra vez”, enfatizou. Neste sentido, observou que algumas pessoas trabalharam quase sem dormir. O presidente da Expocande 2022 reiterou os agradecimentos que fez na abertura da feira e também se desculpou por alguns transtornos aos visitantes, espcialmente o barro em vários locais da área de estacionamento. Ele explica que o excesso de chuva dos últimos dias e, especialmente, o período de quatro anos sem utilização do espaço, causaram o excesso de umidade em algumas áreas destinadas aos veículos. 
LEGADO - É consenso entre os organizadores da Expocande deste ano a necessidade de melhorar a infraestrutura do parque de eventos. Além de uma compactação mais adequada, a área de estacionamento já se mostrou insuficiente para atender a demanda crescente de veículos na Expocande. A comissão organizadora também pretende sugerir a construção de mais banheiros fixos em áreas estratégicas do parque, já visando eventos maiores como a Expocande. Mallmann lembra que o crescimento da feira, inicialmente na cidade, impulsionou o surgimento e o crescimento do parque. Para ele, o principal legado desta edição é a demonstração da força e do potencial de Candelária, apresentada, segundo acrescentou, “para a região, o estado e para nós mesmos”. Ao concluir, manifestou seu desejo de encerrar seu ciclo à frente da Expocande, observando a necessidade de incorporar novas idéias e fôlego novo à realização. “A feira se justificou plenamente como grande vitrine de Candelária e mostrou que tem grande potencial para crescer ainda mais”, concluiu.

Fotos :