Por: Raíssa Steinhaus
Aposentados já podem consultar respostas das entidades nos Correios
Alternativa vale para os que já contestaram os descontos
A partir de hoje,16, os aposentados e pensionistas que
questionaram a cobrança de mensalidades associativas em seus benefícios
previdenciários já podem verificar, presencialmente, nas agências dos Correios,
as respostas das associações e sindicatos que receberam os valores descontados
com autorização do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O atendimento presencial é uma alternativa para os
beneficiários do Regime Geral da Previdência Social que já contestaram os
descontos e que não conseguirem ou quiserem utilizar o aplicativo Meu INSS – no
qual as respostas das entidades acusadas de promoverem descontos não
autorizados começaram a ser disponibilizados no último dia 9.
Nas agências dos Correios, além acompanhar o resultado das
contestações já apresentadas, é possível consultar se houve algum desconto em
seus benefícios; contestar descontos não autorizados; analisar documentos
enviados por associações e/ou receber protocolo de atendimento com orientações
para continuar acompanhando pelo 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.
As justificativas das associações e sindicatos estão sendo
liberadas aos poucos, já que elas têm 15 dias úteis para responder a cada uma
das contestações repassadas pelo INSS.
Se a entidade não entregar ao instituto documentos que
comprovem que o aposentado ou pensionista se filiou e autorizou o desconto da
mensalidade associativa de seu benefício previdenciário, o INSS vai iniciar um
processo de cobrança para que a entidade devolva os valores descontados
ilegalmente à pessoa prejudicada. Nestes casos, o reclamante não precisa fazer
nada além de acompanhar o andamento de seu pedido de
esclarecimento/ressarcimento pelo aplicativo Meu INSS ou pela Central 135.
Já se a associação ou sindicato responder ao INSS dentro do
prazo de 15 dias, alegando ter os documentos necessários ou ter efetuado a
cobrança com base em decisão judicial, o aposentado ou pensionista interessado
precisa se manifestar em, no máximo, 30 dias a partir da data de recebimento da
resposta, informando ao instituto se concorda ou não com as alegações da
entidade.
Neste caso, o aposentado ou pensionista pode se manifestar
por meio do aplicativo Meu INSS ou pessoalmente, em uma das agências dos
Correios. A lista de agências habilitadas está disponível no site dos Correios
e no site do INSS. Também é possível constatar a relação pelo número 135.
Importante destacar que para conhecer o inteiro teor das
respostas das entidades, o aposentado ou pensionista precisa acessar o Meu INSS
ou ir pessoalmente a uma unidade habilitada dos Correios, já que, por telefone,
não é possível visualizar a documentação apresentada pelas partes.
Fonte : Agência Brasil