Logo Folha de Candelária
Região 27/09/2024 08:00
Por: Diego Foppa

Ivancur Seckler: do Exército Militar para a Prefeitura

Candidato do Progressistas é o segundo entrevistado da série que apresenta o perfil e a trajetória dos postulantes à Prefeitura de Cerro Branco

  • Ivancur Seckler: experiência de mais de 20 anos na saúde do município
  • Venei é o candidato a vice na chapa
Ivancur Seckler cresceu bem longe do universoda política. Nascido em Cerro Branco (que na época pertencia a Cachoeira do Sul), Ivan, como também é conhecido, é graduado em Ciências Contábeis pela Unijuí. Sua trajetória profissional foi construída quase toda no Exército Brasileiro. Em Santa Maria, cursou o Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) e formou-se em aspirante a oficial no ano de 1985, quando tinha 19 anos. Posteriormente, em Cruz Alta, teve as promoções de 2º e 1º Tenente. Após, retornou para sua terra natal, onde deu início a sua trajetória na política, a convite do PDT. “Minha única pretensão era poder ajudar as pessoas de alguma forma”, relembra. 
Colocou o nome à disposição do partido na eleição de 1997 e foi eleito como vereador pelo PDT com 182 votos, sendo o quarto mais votado entre os nove eleitos. Quatro anos mais tarde, em 2000, foi reeleito como vereador pelo PDT, mas dessa vez sendo o segundo mais votado com 207 votos. No entanto, a convite do prefeito Jorge Hoffmann, ele exerceu a função como secretário de Saúde até 2004. Na eleição seguinte, Ivancur foi novamente eleito como o segundo vereador mais votado, mas aumentando sua votação para 254. Contudo, ele continuou exercendo a função como titular da Saúde no governo de Hoffmann, que foi reeleito. No outro pleito ele não concorreu, mas seguiu comandando a saúde no governo de Bruno Radtke, bem como na gestão 2016/2020 de Tuta Melchior. Na eleição de 2016, concorreu como prefeito, mas acabou perdendo a eleição. Já na última eleição ele foi eleito como vice-prefeito na dobradinha com Edson Lawall.
Nestes quatro anos, acumulou algumas pastas, entre elas, novamente a da Saúde. “São mais de 20 anos de experiência na saúde. Mas nunca fiz nada sozinho, pois o trabalho em equipe é fundamental”, comenta. No município, mas fora da política, chegou a ser patrão do CTG Querência do Cerro Branco. 

UM RAIO-X DO PERFIL DE IVANCUR SECKLER
Time: Internacional. | Música: Gaúcha. | Filme: Policial. | Ídolo: Deus. | Hobby: Dançar. | Pior defeito: Teimosia. | Maior qualidade: Ajudar as pessoas.  

“Queremos fazer de Cerro Branco um lugar melhor”, afirma 
Aos 58 anos, Ivancur destaca que a coligação Trabalhar para Reconstruir, composta por Progressistas e PSB, visa o desenvolvimento do município de maneira geral. “Cerro Branco foi muito abalado pela enchente”, afirma. Nesse sentido, o candidato revela que a ideia é buscar recursos para reconstruir o município. “Queremos fazer de Cerro Branco um lugar melhor. Elaboramos propostas com os pés no chão, sem nada de promessas vazias ou fantasias”, destaca. Com relação aos danos causados pela tragédia climática, Ivancur destaca que uma das metas é realizar ações de prevenção. “É preciso desassorear os rios e arroios, pois os danos deixaram cicatrizes em nosso município e moradores”, acrescenta. Segundo ele, caso seja eleito juntamente com o vice Venei Rodrigues, pretendem dar atenção para duas áreas em especial: saúde e agricultura. É preciso ter um olhar especial para essas duas áreas. A agricultura é principal fonte de renda do nosso município, ou seja, é a base para tudo. E a saúde nem se fala. Não se faz nada se não houver saúde. Por isso, uma de nossas propostas é manter o plantão estendido das 17h às 23h”, enfatiza. 
Com relação a recursos, Ivancur afirma que o planejamento é trabalhar forte ao lado dos parlamentares da coligação. “Progressistas é campeão de emendas em Cerro Branco. E queremos continuar essa parceria com nossos deputados e senadores. Uma das áreas que queremos captar recursos é no turismo, pois nosso município tem um potencial muito grande”, salienta. 

Por que quero ser prefeito? 
“Me sinto preparado por conta da experiência que adquiri na Câmara de Vereadores, Prefeitura e Secretaria de Saúde. Acredito que posso contribuir ainda mais para o crescimento do nosso município”. (Ivancur Seckler)

O VICE - Foi criado em Santana da Boa Vista e veio para Cerro Branco em 1995, após casar-se com Jocelaine Kohls, com quem tem um casal de filhos (Roberta e Guilherme). Atua como cabelereiro e barbeiro em seu próprio salão há quase 30 anos no bairro Rio Branco. Na política, concorreu como vereador em 2004. Além disso, disputou a eleição para prefeito nas eleições de 2016 e 2020, mas não se elegeu em nenhuma das oportunidades. Ele também possui experiência na Agricultura, pasta que comandou por determinado período na gestão de Tuta Melchior e Iedo Petermann.  

PRINCIPAIS PROPOSTAS PARA A SAÚDE, INFRAESTRUTURA E EDUCAÇÃO 
SAÚDE – Qualificar os atendimentos, visando melhorar o acolhimento aos pacientes e expandir os serviços oferecidos nos postos de saúde, garantindo um atendimento de alta qualidade no Centro e bairro Rio Branco; otimizar distribuição de medicamentos tanto no posto do Centro quanto na Nova Farmácia no bairro Rio Branco; investir no transporte dos pacientes para consultas especializadas, exames e encaminhamentos aos hospitais da região, mantendo todos os veículos com revisões e manutenções em dia para garantir a segurança e eficiência do transporte; manter e expandir os programas existentes, incluindo os grupos de gestantes, saúde da mulher; saúde do homem, saúde mental, entre outros. 

INFRAESTRUTURA – Trabalhar na construção das estradas municipais e no acesso às propriedades rurais, além de cuidar do desassoreamento do rio Botucaraí e seus afluentes; consertar e ampliar o calçamento das ruas da cidade; entre outras.

EDUCAÇÃO – Oferecer programas de aperfeiçoamento para professores e servidores, por meio de convênios com entidades públicas e privadas; procurar implantar, gradualmente, o turno integral nas escolas, proporcionando atividades complementares com aulas de reforço, ginástica, esportes, teatro, canto, trabalhos artesanais, jardinagem, horticultura, marcenaria e incentivo ao empreendedorismo; realizar integração da rede municipal com o Colégio Estadual em atividades esportivas, com foco na participação nos jogos escolares municipais e regionais; garantir uma educação infantil de excelência para todas as crianças, mantendo o transporte escolar, entre outras. 

*Os três temas foram escolhidos pela reportagem, e os mesmos foram abordados com os demais candidatos.