Por: Redação
Escola Eveline comemora 72 anos de história
Solenidade do Pinheiro contou com a presença do coordenador da Coordenadoria Regional de Educação, de representantes da Secretaria Municipal de Educação e de ex-diretores
Contrastando com o forte frio relacionado à baixa temperatura, a noite da última sexta, 20, foi marcada por muito calor humano na Escola Estadual Eveline Fonseca de Oliveira, na localidade do Pinheiro. Na ocasião, a comunidade escolar se reuniu para comemorar os 72 anos de história do educandário e também o Dia da Família, festejado na data de 15 de maio. A solenidade coordenada pela diretora Marilu Vedoya Grenzel, foi prestigiada pelo coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação, Luiz Ricardo Pinho de Moura, a secretária municipal de Educação, Carla Goelzer, e pelos ex-diretores do educandário, Sadi da Fontoura Porto, Mara Regina Panta, Elisabete Machado e Solange Maria Giuliani. A mesa formada para a solenidade foi completada por Raquel Sehnem, representando seu pai Romeu José Sehnem (ex-diretor), e pela presidente do Círculo de Pais e Mestres da escola, Andrea dos Santos.
Após os pronunciamentos, alunos da escola entregaram para o coordenador Luiz Ricardo, a secretária Carla, os ex-diretores e para a presidente da CPM uma muda de árvore frutífera, que foram plantadas em um jardim simbólico montado no pavilhão. Conforme informado no protocolo, posteriormente as mudas serão transplantadas no pátio da escola, marcando, de forma concreta, o tempo que cada um dedicou à Escola Eveline. A solenidade foi encerrada com uma apresentação musical, a cargo dos alunos Igor e Rian Brinckmann da Rocha.
Saiba mais
A história da Escola Eveline começa muito antes de 22 de maio de 1950. Há relatos que datam de 1928. Em 1931, a primeira professora, Amantina Pessoa de Oliveira, iniciou a Escola Rural isolada do Pinheiro, atendendo os alunos no galpão de sua residência. De lá para cá, muitos caminhos foram trilhados, mostrando a importância da escola no Pinheiro, na formação e acompanhamento de muitas gerações.