Logo Folha de Candelária
Saúde 08/02/2024 17:43
Por: Charles Silva

Secretaria de Saúde confirma caso de dengue em Candelária

Na tarde desta quinta, 8, a secretaria municipal de Saúde de Candelária confirmou o primeiro caso de dengue no município em 2024. A munícipe, que não teve nome ou idade revelada para preservar sua identidade, teria sido infectada fora do município, durante uma viagem. Ao sentir os sintomas características da doença, a paciente teria procurado o serviço de saúde no dia 29 de janeiro, quando foi constatada a possibilidade de estar infectada. De acordo com a secretária de Saúde, Grazieli Priebe, a paciente não precisou ser hospitalizada e passa bem.

Com a confirmação, a Vigilância Sanitária, que já está desempenhando todas as ações necessárias para tentar conter a proliferação do mosquito Aedes Aegypti no município, irá realizar um trabalho especial nas áreas próximas ao domicílio e local de trabalho da paciente, tudo em busca de evitar que ela entre em contato com o mosquito e acabe dando início a um surto da doença. Conforme reforça Priebe, Candelária é um município considerado infestado pelo Aedes Aegypti, no entanto, são insetos que ainda não tiveram contato com o vírus e não são transmissores ativos da doença. Contudo, basta que piquem alguém infectado para dar início a uma epidemia de contágios”, relata.

De acordo com Priebe, ao longo da próxima semana, a prefeitura municipal fará aplicações de larvicidas em pontos estratégicos e bocas de lobo nas áreas urbanas do município. Porém, para continuar contendo a dengue, é preciso que a comunidade faça sua parte. “Estamos vivendo uma verdadeira epidemia da doença no país inteiro e infelizmente tivemos nossa primeira infecção confirmada. Este caso serve como um lembrete crítico para não baixarmos a guarda contra a dengue. Procurem e eliminem qualquer recipiente com água parada. Além disso, caso sinta qualquer sintoma da doença, não se automedique e procure um médico, a dengue pode ser muito mais severa do que uma gripe e alguns medicamentos podem acabar gerando sérias complicações”, concluiu.

 

Como diferenciar os sintomas da Dengue e da Gripe:

Ambas as doenças começam de forma repentina com as queixas citadas acima. No entanto, uma das principais diferenças a se estar atento é que a gripe pode provocar sintomas respiratórios, como tosse, coriza, congestão nasal e dor de garganta, que são incomuns no quadro de dengue, explica o infectologista do Instituto Emílio Ribas, em São Paulo, Leonardo Weissmann, professor da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP).

Além disso, as febres da gripe costumam ser mais moderadas, e o quadro se resolve de forma espontânea geralmente em até 7 dias, embora possa levar ao “desenvolvimento de fadiga extrema, o que pode persistir por semanas, mesmo após a resolução dos demais sintomas”, acrescenta o especialista.

 a dengue é mais característica pela febre ser alta, durando de dois a sete dias. Outros sintomas mais comuns na infecção são dores de cabeça, no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, prostração e manchas vermelhas na pele