Logo Folha de Candelária
Geral 27/05/2022 09:51
Por: Odete Jochims

Música e poesia viram estímulos à alfabetização na rede municipal

O artista e escritor Marcelo Schmidt esteve presente em diversas escolas ao longo da semana através do projeto “Abrindo um Livro”

  • Marcelo Schmidt animou a criançada nas escolas municipais ao longo de toda a semana

A Secretaria Municipal de Educação (SME) vem elaborando iniciativas para compensar as dificuldades de aprendizado identificadas no período da pandemia, sobretudo no caso de estudantes em fase de alfabetização. Pensando nisso, o projeto “Abrindo um Livro” busca promover a alfabetização e o gosto pela leitura de forma lúdica na rede municipal de ensino. Utilizando, para tanto, a música e a poesia como ferramentas de ensino.

Segundo a coordenadora pedagógica da SME, Sheila Gass Schürer, os professores dos anos iniciais e da educação infantil iniciaram o projeto pedagógico trabalhando com os alunos o livro de poesias musicais “Vira-Palavra”, do autor e músico candelariense Marcelo Schmidt. Ao longo de toda a semana, o mesmo frequentou as escolas da rede municipal, onde se apresentou para centenas de crianças. Além de performar as canções do livro trabalhado em sala de aula, o músico também distribuiu outros livros de poesia musical, incentivando as crianças à leitura.

Trata-se, na visão da coordenadora pedagógica, de transformar a leitura em vivência. “Foi uma das coisas mais lindas em que já trabalhei. Emocionou um monte de gente. É a partir destas iniciativas que podemos ter a certeza de que nossos estudantes estarão experimentando na prática o prazer da leitura”, conclui Sheila.