Logo Folha de Candelária
Geral 06/09/2019 14:35
Por: Redação

Show de abertura da Feira do Livro 2019 terá Thomas Machado e Luiza Barbosa

Evento será realizado entre 26 a 30 de novembro e terá o poeta Gujo Teixeira como patrono

  • Dupla que se destacou no The Voice Kids irá fazer um show inédito em Candelária
  • Gujo Teixeira: poeta e compositor premiado

A Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte confirmou ontem a realização da 16ª edição da Feira do Livro de Candelária. Programado inicialmente para o mês de agosto, o evento foi confirmado para o período entre 26 a 30 de novembro, através de uma parceria com o Sesc-Cachoeira do Sul. Além da data, mudou também o patrono. Alexandre Garcia não vem mais em razão de um desacerto contratual. Em seu lugar, virá o poeta bem conhecido do meio tradicionalista Gujo Teixeira. A organização também confirmou uma grande atração para o show de abertura, na noite do dia 26 de novembro: o vencedor do The Voice Kids de 2017, Thomas Machado. O garotinho realizou um memorável show em Candelária no dia 23 de março de 2018, na abertura da Chococande. O show protagonizou o maior público já registrado na rua coberta de Candelária.
Conforme o secretário municipal de Turismo, Cultura e Esporte, Jorge Mallmann, o show de novembro em Candelária será o primeiro em que Thomas fará dupla com Luiza Barbosa, outra gauchinha que se tornou conhecida nacionalmente por sua destacada participação no The Voice Kids. Ela foi finalista da edição 2019 do programa veiculado pela Rede Globo. Outra novidade da feira do livro deste ano será um concurso de poesias em âmbito estudantil. Essa nova atração é que motivou a escolha de um poeta como patrono. Gujo Teixeira irá participar da comissão julgadora do concurso. O festival da canção estudantil também será reeditado. Na próxima semana, a secretaria de Turismo, Cultura e Esporte deverá divulgar a feira do livro nas escolas do município, buscando incentivar a participação de alunos no festival musical e no concurso de poesia.

O patrono
Natural de Porto Alegre e radicado em Lavras do Sul, Gujo Teixeira é médico veterinário e poeta. Como poeta, participa há 30 anos dos festivais nativistas, tendo participado como compositor e jurado de cerca de 500 festivais. Possui mais de 500 composições de sua autoria gravadas, muitas delas premiadas nos festivais do Estado e Santa Catarina. Possui mais de 100 premiações entre as de 1º lugar e Melhor Poesia, em festivais como: Reculuta da Canção Crioula, de Guaíba; Estância, de São Gabriel; Coxilha Musical Nativista, de Cruz Alta; Tafona da Canção, de Osório; Reponte, de São Lourenço do Sul; Musicanto, de Santa Rosa; Um Canto para Martin Fierro, de Santana do Livramento; Sapecada, de Lages/SC e Califórnia da Canção Nativa, de Uruguaiana. Possui livros de versos campeiros publicados.