Logo Folha de Candelária
Região 09/10/2020 08:45
Por: Diego Foppa

Leodegar Rodrigues: uma liderança que saiu do interior

Candidato do PT é o primeiro entrevistado da série sobre o perfil e trajetória dos postulantes à Prefeitura de Novo Cabrais

  • Leodegar: “Sou muito grato por terem acreditado em um pequeno agricultor com a 5ª série completa, que morava na encosta do cerro”
  • Em 2016, Leodegar entregou as chaves da Prefeitura para o atual prefeito André de Lacerda

Quando decidiu entrar para a política, Leodegar Rodrigues tinha uma pretensão: trabalhar para que as políticas públicas chegassem aos cidadãos, diante de suas necessidades. “Percebi que muitas pessoas necessitavam deste auxílio e que eu poderia ajudar através da política”, relembra. Filho de Manoel Geci Rodrigues e Eni Dias Rodrigues, Leodegar nasceu e cresceu no cerro da Linha Pfeiffer, onde trabalhava na roça auxiliando seus pais. Em 1991, ele chegou a fazer parte de uma comissão que buscava anexar a Linha Pfeiffer (que pertencia à Cachoeira do Sul na época), ao município de Cerro Branco. “Fui convidado pelo seu Armando Quoos para participar e representar a região do cerro em que morávamos”, conta. 

No início da década de 90, de fato Leodegar começou a se tornar uma pessoa muito mais conhecida. Em 1992, quando casou com a atual esposa Dameane Bilha, Leodegar foi para a localidade de Aterrado, onde dedicava seu tempo trabalhando como fumicultor. No mesmo ano, ingressou no PT e veio a concorrer como vereador em 1996, mas não se elegeu. Na época, fez 68 votos, sendo o segundo candidato mais votado da sigla, com menos votos apenas que Livete Piazza. No entanto, dois anos mais tarde integrou uma comissão no Estado para criar um polo do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) no município, se destacando no trabalho exercido. “Pude de fato contribuir com os pequenos agricultores”, recorda. 

 

Primeiro vereador, vice e prefeito do PT

Na eleição de 2000, Leodegar concorreu novamente para uma vaga no Legislativo, mas, desta vez, se elegeu como o terceiro mais votado entre os nove, alcançando a marca de 159 votos e, sendo o primeiro vereador eleito pelo PT no município. Quatro anos mais tarde, Leodegar foi reeleito na Câmara, sendo o mais votado (fez 289 votos) entre os candidatos. “Neste período, nunca deixei de trabalhar na roça, bem como atuar pelo MPA defendendo minha bandeira das políticas públicas em benefício do nosso povo”, afirma. De 2008 em diante, o petista se consolidou no Executivo, sendo eleito como vice na chapa encabeçada por Sérgio da Rosa (MDB), na gestão em que assumiu como prefeito por cerca de nove meses. Depois, foi prefeito de 2012 até 2016, tendo Cilon da Rosa (MDB) como vice, e participou por cerca de dois anos e meio como Secretário de Saúde do atual governo de André de Lacerda e Larri Schoenfeldt, ambos do PT. Apesar de não poder concorrer naquela oportunidade, participou ativamente da organização da chapa para a majoritária. 

Sobre sua experiência na vida pública, Leodegar resume como um grande aprendizado. “Tenho uma enorme gratidão pelo povo. Sou muito grato por terem acreditado em um pequeno agricultor com a 5ª série completa, que morava na encosta do cerro”, destacou. 

RAIO X 
Time: Internacional | Música: Sertanejo | Filme: Não assiste | Ídolo: Deus | Hobby: Estar com os amigos | Pior defeito: Teimoso | Maior qualidade: Comunicativo. 

 

PRINCIPAIS PROPOSTAS PARA A SAÚDE, INFRAESTRUTURA E EDUCAÇÃO

SAÚDE - Aumentar o horário de um médico para ter dois profissionais atuando 40h e um 20h; melhorias nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da sede e Cortado; concursar mais uma farmacêutica para que cada UBS tenha uma profissional atuando; ampliar horários de médicos especialistas; piscina térmica para ser utilizada em benefício da saúde; buscar a implantação de um posto com ambulância do Samu no município, entre outros. 

INFRAESTRUTURA - Colocar um britador na área da pedreira; investir em água, perfurando poços mais profundos e elaborar um estudo para explorar o aquífero guarani; projeto para ampliação do sistema de esgoto; colocar placas solares nos prédios públicos, visando economizar os gastos com energia elétrica, entre outros. 

EDUCAÇÃO - Aumentar o atendimento na creche Nossa Senhora de Fátima durante o período de férias escolares; colocar monitores no transporte escolar; buscar junto ao Estado a viabilidade de cursos técnicos para serem oferecidos na escola Ruy Barbosa; oferecer 50% de auxílio transporte para quem estuda fora do município; oferecer mais cursos de formação aos professores; entre outros. 

PLANO DE GOVERNO COMPLETO 

*Os três temas foram escolhidos pela reportagem da Folha, e os mesmos serão abordados com os demais candidatos.

 

Por que quero ser prefeito? “Respeito a todos e prezo por uma campanha limpa e justa, deste modo peço o voto da população para que possamos dar continuidade a este trabalho e projeto que vem sendo desenvolvido em Novo Cabrais. Sempre defendi o cidadão e não será diferente se eu for eleito”. (Leodegar Rodrigues) 

 

O VICE - Morador da sede do município, Larri Schoenfeldt tem 53 anos, e estreou na política na eleição passada, sendo eleito vice-prefeito na chapa encabeçada por André de Lacerda. Na eleição majoritária de 2020, ele tentará ser reeleito como vice, mas desta vez, tendo Leodegar Rodrigues como prefeito. 

SAIBA MAIS – O próximo entrevistado será o candidato do MDB, Sérgio da Rosa. A reportagem circulará na próxima edição da Folha, dia 16. Após, será a vez de Valério Lawall, do PSD. Depois, os candidatos de Cerro Branco também serão entrevistados pela reportagem.