Logo Folha de Candelária
Geral 17/12/2021 08:31
Por: Redação

Câmara deve votar na terça projeto do financiamento de pavimentação de ruas

Proposta do Executivo deve ser incluída na ordem do dia após última etapa das audiências públicas com os moradores

Finalizadas as audiências públicas para debater o projeto que prevê financiamento de R$ 14 milhões, a Câmara de Vereadores deverá votar a proposta na próxima terça, 21. O projeto encaminhado pelo Executivo prevê a pavimentação de ruas, a compra de um caminhão-pipa e uma motoniveladora. O projeto de lei que autoriza a financiamento segue em tramitação na Comissão de Finanças e Orçamento e, segundo informou ontem o presidente da Câmara, Celso Gehres (Progressistas), deverá ser debatido e apreciado pelos vereadores em sessão extraordinária, em princípio programado para a terça.

A vereadora Alexandra Bini (Progressistas), presidente da comissão em que o projeto tramita, avaliou como muito positiva as audiências públicas realizadas com os moradores das ruas que serão pavimentadas. As reuniões foram divididas em duas etapas, sendo a primeira realizada com os moradores das ruas que deverão receber asfalto. Na terça, 14, foi a vez dos moradores das ruas que serão pavimentadas com bloquetos. Os moradores das ruas 22 de Abril; Nove de Maio; Potreiro Grande; Rua Zica Kochenbrger; Pastor Bohn; Botucaraí; Dona Aurora; Garibaldi e Riqueto Furlan compareceram em peso na reunião. Alguns se manifestaram favoráveis e houve quem tenha questionado a parte da contrapartida que os moradores precisam desembolsar – no caso de bloquetos a contrapartida é de 60% correspondente a metragem da frente do terreno de cada morador.

“Optamos por realizar essas audiências públicas com o objetivo de informar os moradores e ouvi-los sobre esse financiamento. Nada mais justo, pois somos representantes da população aqui na Câmara”, ressaltou a vereadora Alexandra. O encontro contou com a presença dos vereadores Celso Gehres (Progressistas), Cezar Pohlmann (MDB), Jorge Willian Feistler (PTB), Cristina Rohde (PSDB), Marcelinho D’Avila (Progressistas) e Ilceu Pohlmann (PTB). Da parte da prefeitura estiveram presentes o secretário de Planejamento, Lucas Michels, e o diretor de planejamento e captação de recursos, Dionatan da Rosa. Eles puderam esclarecer diversos questionamentos dos moradores e vereadores e se comprometeram em realizar novas audiências com a população de cada rua, antes do início das obras de melhorias.