Logo Folha de Candelária
Geral 03/02/2023 15:04
Por: Arthur Lersch Mallmann

Município contará com novos espaços para a educação infantil

Além da reabertura da EMEI Candina no antigo prédio da Ulbra, a Escola Margarida Boeck, do Travessão Schoenfeldt, também foi reativada

  • Alessandra Vidal da Silva, diretora da Candina, mostrou à reportagem as espaçosas salas do prédio
  • Equipe da Secretetária de Educação com a diretoria da EMEI Candina
  • Em alguns pontos, ainda há muito trabalho a ser feito
  • Banheiros serão adaptados para o uso de crianças pequenas
  • Abandonado há cerca de 7 anos, prédio foi alugado pelo Prefeitura em novembro do ano passado
  • Na escola Margarida Boeck, a secretária Carla confere o trabalho de revitalização do prédio
  • Foram adquiridas novas cadeiras e mesas
  • Equipe da Secretaria de Educação com a professora e a zeladora da escola

A partir do dia 23 de fevereiro, quando se inicia o ano letivo na rede municipal de ensino, centenas de crianças candelarienses terão um novo espaço para suas atividades escolares. É o caso da EMEI Candina, criada em 2019, no Rincão Comprido, e que agora passa a ocupar o antigo prédio da Ulbra. Cerca de 220 alunos de 3 a 5 anos, muitos deles provenientes da EMEI Dona Tereza e da EMEI Zenith Heinze, frequentarão as 6 salas disponíveis até o momento. A tendência é que, com o avanço das reformas, outros ambientes também passem a ser utilizados.

“Desde que locamos o prédio, em novembro, nós estamos trabalhando incessantemente para oferecer condições para começar o ano letivo no local”, comenta a Secretária de Educação, Carla Martin Goelzer. O espaço do antigo Colégio Concórdia estava desativado há cerca de 7 anos, o que exigiu um esforço conjunto por parte do Gabinete da Primeira-Dama, da Secretaria de Obras, do Departamento do Meio-Ambiente e da própria Secretaria de Educação para viabilizar a ocupação da estrutura. Em paralelo a estes trabalhos, foi realizado o processo licitatório para a reforma do prédio, vencido pela empresa Semal Marion, que ficará responsável pela reforma do telhado e adaptação dos banheiros.

O diagnóstico da Secretaria de Educação era de que, antes desta realocação, as creches estavam lotadas. Agora, as creches atendem crianças de 4 meses a 2 anos enquanto a EMEI Candina passa a receber crianças de 3 anos em rotina de creche e 4 a 5 anos com rotina de pré-escola. Por ora, o movimento não aumentou consideravelmente o número de vagas, mas conseguiu acomodar as vagas existentes com muito mais qualidade e eliminar a fila de espera.  “Alugarmos esse espaço foi importantíssimo para atendermos a demanda atual do município”, frisa a secretária. “Há também potencial para ampliação, mas será algo gradativo”, complementa.

Além do espaço para as crianças, o antigo prédio da Ulbra também hospedará o polo de Candelária da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que até então ficava no Colégio Medianeira. A UAB é um programa que buscar interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior por meio da Educação à Distância.

 

Escola do Travessão Schoenfeldt será reinaugurada

Desativada pelo estado há aproximadamente 8 anos, a escola e o terreno da EMEF Margarida Lersch Boeck, do Travessão Schoenfeldt , foram doados ao município. Com o intuito de tomar posse efetiva do espaço e do prédio, a estrutura foi recuperada e também passará a ser utilizada neste ano letivo por cerca de 30 alunos. Apesar do nome, por ora a escola será destinada ao ensino infantil para crianças de 4 a 5 anos. “O nosso sonho é que, em algum momento do futuro, a Escola Margarida abrigue turmas do Ensino Fundamental”, afirma a secretária.

Carmen Lúcia Landskron, uma das professoras do educandário, está trabalhando duro junto com zeladora para que tudo esteja em ordem no momento da chegada das crianças. As saulas de aula já estão com cadeiras e mesas novinhas saindo direto do plástico. Segundo ela, o projeto inclui ainda colocar o logotipo na entrada, ajeitar os canteiros com flores e preparar um espaço para ser uma sala de aula ao ar livre. “Temos bastante trabalho ainda, mas tenho certeza que vai valer a pena”, conclui. 

 

Fotos: Arthur Lersch Mallmann / Folha de Candelária