Por: Diego Foppa
Bruno Radtke: uma militância que começou cedo
Candidato do PDT é o primeiro entrevistado da série que apresenta o perfil e a trajetória dos postulantes à Prefeitura de Cerro Branco
Um dos políticos há mais tempo em atividade em Cerro Branco, Bruno Luciano Radtke (PDT) sempre vivenciou o universo da política. Natural de Cerro Branco (que na época pertencia à Cachoeira do Sul), Bruno é graduado Ciências Econômicas e atuou como Secretário de Finanças já em 1989, no recém-emancipado município que teve Bodo Rolando Weber como prefeito e José Ivo Dias da Silva como vice. “Foi um grande desafio, mas eu me sentia preparado”, relembra. Funcionário de carreira como fiscal de tributos, Bruno colocou seu nome à disposição para concorrer na eleição de 2008, quando encabeçou a chapa que tinha Edson Lawall como vice. “Sempre vivenciei a política e então resolvi colocar meu nome à disposição para um novo desafio”, comenta.
Na eleição seguinte, tentou a reeleição, mas não obteve êxito. Durante o período de 2013, Bruno foi cedido para a Prefeitura de Porto Alegre no governo de José Fortunati. Além disso, assumiu como membro do conselho fiscal do Banrisul na mesma época. De 2016 em diante, Bruno se consolidou no Legislativo, sendo eleito o vereador mais votado nas duas últimas eleições. No pleito de 2016, obteve 353 votos, sendo o vereador mais votado da história do município. Na eleição seguinte, conquistou 295 votos. Nestes oito anos, foi presidente da Câmara em duas oportunidades, presidente da Associação dos Vereadores do Centro Serra e Vice-presidente da UVERGS. “A ideia era concorrer novamente ao Legislativo, mas com a desistência do atual prefeito Edson Lawall buscar a reeleição, coloquei meu nome à disposição”, comenta. Conforme Bruno, a experiência como vereador trouxe a ampliação de conhecimentos. “O trabalho na Câmara é bem diferente do exercido na Prefeitura. No Legislativo é possível observar algumas falhas que são cometidas pelo Executivo em determinados pontos”, resume.
UM RAIO-X DO PERFIL DE BRUNO RADTKE
Time: Grêmio. | Música: Bandinha. | Filme: Intocáveis. | Ídolo: Meu pai. | Hobby: Cozinhar. | Pior defeito: Ansiedade. | Maior qualidade: Persistente.
“Nossa bandeira será Cerro Branco”, afirma Bruno
Aos 55 anos, Bruno destaca que o plano de governo da coligação Ação e Compromisso com Cerro Branco (PDT/PL) foi elaborado pensando no futuro do município como um todo. Entretanto, ele destaca que será necessário focar nos impactos deixados pela enchente histórica de maio que assolou o município. “As coisas estão acontecendo, mas é notório que ainda vivemos um momento de reconstrução”, ressaltou. Neste sentido, Bruno salientou que, caso seja eleito, pretende trabalhar forte na busca por recursos para o município. Uma das propostas é realizar um trabalho de contenção no Arroio Branco, no Rio Botucaraí e no Arroio Bonito. “Sofremos muito com essa enchente e precisamos criar mecanismos para podermos enfrentar uma eventual nova tragédia climática desse patamar. Nossa ideia é realizar um trabalho com gabiões em determinados pontos e desassoreamento de nossos rios. Esse projeto será feito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)”, revela. Ainda com relação aos danos causados pela enchente, o candidato revela que a reconstrução da ponte que liga o município com o interior de Candelária já é uma realidade. “Em breve, será aberto o processo de licitação para definir qual a empresa será responsável pela obra”, salienta.
De acordo com Bruno, o planejamento para o futuro também inclui melhoria nas condições de trafegabilidade no interior e uma melhora na patrulha agrícola. “Queremos incentivar as agroindústrias que temos aqui. Vamos dar auxílio para que toda a nossa merenda escolar seja fornecida por eles”, relata. Além disso, Bruno afirma estar de olho no potencial turístico do município. “É algo que vamos fomentar bastante, pois nosso município tem muito potencial nessa área”, acrescenta. Ao mesmo tempo, ele salienta que a ideia é trabalhar para o desenvolvimento como um todo do município. “Nossa bandeira será Cerro Branco. Faremos um governo sem distinções, sem privilégios e buscando sempre atender os interesses da população.”, finalizou.
Por que quero ser prefeito?
“Para poder colaborar com o crescimento do município e oferecer uma melhor qualidade de vida à nossa população.”
Bruno Radtke
PRINCIPAIS PROPOSTAS PARA A SAÚDE, INFRAESTRUTURA E EDUCAÇÃO
SAÚDE - Ampliar os atendimentos de fisioterapia; atendimento cordial e eficiente nas unidades básicas de saúde; aperfeiçoar a rede de cuidados aos idosos; buscar parceria com o Hospital de Caridade e Beneficência de Cachoeira do Sul (HCB) para o atendimento aos munícipes sem a necessidade de passar pela UPA; aquisição de poltronas e camas hospitalares para melhor acolhimento dos pacientes; viabilizar a criação uma sala de emergência na Unidade Básica de Saúde do centro; dar continuidade ao projeto da assistência farmacêutica do ESF2; realizar estudo técnico para ver da possibilidade de manter a Farmácia da Unidade aberta durante o turno estendido, entre outros.
INFRAESTRUTURA - Renovação do parque de máquinas; apoio às associações comunitárias; incrementar e incentivar a Feira do Produtor; continuar apoiando o produtor com horas máquina, transporte de calcário e adubo orgânico; realizar melhorias na iluminação pública; buscar apoio junto ao Daer para conservação e manutenção da estrada geral que liga Cerro Branco a Sobradinho, entre outros.
EDUCAÇÃO - Resgatar e apoiar os projetos “Feira de Ciências” e “Feira do Livro” nas escolas da Rede Municipal de Ensino em parceria com o Colégio Estadual de Cerro Branco; ampliar a oferta de vagas para a educação Infantil; pleitear recursos públicos para a construção, manutenção e ampliação das infraestruturas das escolas da rede municipal de ensino; incentivar a criação de projetos no turno inverso as aulas, como peças de teatro, música, pintura e canto, esportes entre outros; manter o aperfeiçoamento dos professores e demais profissionais que atuam na Rede Municipal de Ensino, com o objetivo de melhorar a aprendizagem e a qualidade na prestação dos serviços ofertados, entre outros.
O VICE - Paulo Vilnei Trindade Unfer, conhecido como Paulo da Água, tem 51 anos, atua há quase 30 anos com o servidor público na Prefeitura de Cerro Branco. Morador do Centro, ele é casado com Cleia Mehler Unfer e pai de Thais Unfer. Neste ano, participa de sua quarta eleição. Nas anteriores, concorreu como vereador, sendo eleito em 2012 e 2016. Na última, foi o sétimo vereador mais votado, mas não se elegeu por conta da legenda partidária.