Logo Folha de Candelária
Geral 31/03/2023 10:34
Por: Arthur Lersch Mallmann

Candelarienses participam de mobilização de agricultores

Ato teve início na manhã de quinta, 30, em Porto Alegre, com desdobramentos em Brasília

Em busca de um posicionamento do governo estadual e federal frente às pautas da estiagem, mais de 2.500 pessoas participaram de uma mobilização organizada pela Fetag-RS e pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais do estado em Porto Alegre. Dentre eles, estavam representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Candelária, como o presidente da entidade, Juarez Cândido. O grupo permaneceu ao longo da manhã protestando de forma pacífica em frente à Superintendência do Ministério da Agricultura.

No período da tarde, os agricultores seguiram em caminhada até a Praça da Matriz, onde fica situada a Assembleia Legislativa e o Palácio Piratini, sede do governo estadual. O governador Eduardo Leite, o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lemos, e o secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, receberam uma representação Fetag-RS e do Sindicatos dos Trabalhadores Rurais para tratar das demandas.

O governo estadual atendeu demandas importantes, como a criação de um grupo de trabalho formado pela Fetag-RS e pela secretaria do Desenvolvimento Rural para discutir a respeito de programas a serem implementados futuramente a exemplo de uma linha de crédito, dentro de um Plano Safra Estadual para fomentar a conservação de solo e preservação de água nas propriedades da agricultura familiar e subsidiar os juros do Pronaf.

 

Na Capital Federal

Enquanto isso, em Brasília, uma equipe da Fetag-RS participou de diversas audiências, dentre elas com o vice-presidente Geraldo Alckmin. Na ocasião, foram cobradas respostas para a pauta federal da estiagem. Alckmin acolheu a pauta e se comprometeu em discuti-la no centro do governo.

Frente a uma ausência de posição do Governo Federal, foi dado o prazo de 15 dias para uma manifestação sobre as pautas. Caso não haja avanços, o movimento prometeu retornar às ruas.