Logo Folha de Candelária
Geral 14/08/2017 11:02
Por: Jorge Mallmann

Consulta popular: Candelária contabilizou um total de 4.246 votantes

Índice de participação ficou em 17,47% sobre o total de eleitores do município. Na região, o Vale do Rio Pardo ficou em terceiro entre os 28 Coredes do estado

A população candelariense respondeu de forma positiva à convocação para participar da Consulta Popular 2017, realizada em todo o estado entre terça, 1º, e quinta, 3. Na tarde de segunda, 7, foram oficializados os números dos participantes, após sistematização final de cruzamento dos dados entre os três sistemas de votação. E Candelária finalizou com um total de 4.246 votantes, distribuídos em 2.774 via online no site da Consulta Popular, 1.469 através do aplicativo de celular e mais três por SMS. Esse contingente representou um índice de 17,47% sobre o total de votantes do município, percentual significativamente superior à meta estabelecida pelo Comunde (Conselho Municipal de Desenvolvimento) local. No Vale do Rio Pardo, os números também foram bastante positivos. Do total de 341.157 eleitores, distribuídos entre os 23 municípios da região, votaram 39.028. Com essa votação, o Vale do Rio Pardo ficou em terceiro lugar entre os 28 Coredes RS, somente atrás de Metropolitano Delta do Jacuí (grande Porto Alegre) e Vale do Rio dos Sinos. Em relação a 2016, o Corede VRP cresceu cerca de 34% da participação do eleitorado. O presidente Heitor Álvaro Petry considera este resultado extremamente positivo e atribui os méritos ao grande engajamento principalmente dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes), mas também de diversos segmentos públicos, privados e lideranças, altamente engajados no processo.  
O detalhamento e a habilitação serão apresentados na próxima assembleia geral regional do Corede/VRP, que ocorrerá no dia 14 de agosto, às 14h, na sala 108 da Unisc campus Santa Cruz do Sul, que deverá contar com integrantes da coordenação estadual da Consulta Popular e técnicos da secretaria estadual do Planejamento, Governança e Gestão. Neste dia, também será lançado o Planejamento Estratégico Regional do Vale do Rio Pardo, que foi atualizado e revisado ao longo do ano de 2016.