Logo Folha de Candelária
Região 06/11/2020 09:08
Por: Diego Foppa

Venei Rodrigues: O candidato que quer um novo Cerro Branco

Venei Rodrigues, do PSB, é o segundo entrevistado da série que apresenta o perfil e trajetória dos postulantes à Prefeitura de Cerro Branco

  • Venei Rodrigues falou em contribuir para o desenvolvimento do município
  • Venei também destacou a importância

“Pelo fato de querer contribuir para o desenvolvimento do município”. Assim Venei Rodrigues define o projeto de chegar à Prefeitura de Cerro Branco. Filho dos agricultores Honório dos Santos Rodrigues e Celestina Machado Rodrigues – ambos in memoriam -, e criado em Santana da Boa Vista, Venei relembra que até seus 17 anos não tinha nenhuma pretensão na política. “O foco era ajudar o pai e a mãe na agricultura”, relembra. Prestes a completar 18 anos, Venei chegou a trabalhar em uma granja em Santa Vitória do Palmar. “Sai do emprego pela vontade de servir ao quartel”, conta. No entanto, em maio de 1995, após dois anos de namoro, Venei casou-se com Jocelaine Kohls e veio residir em Cerro Branco, que havia sido emancipado há sete anos. Já “cerro-branquense”, Venei decidiu abrir seu próprio salão de cabelereiro e barbeiro, pois tinha experiência na área. “Desde então, mantenho meu salão há 25 anos no mesmo local no bairro Rio Branco”, comenta. 

Na política, o espirito de liderança de Venei surgiu em 2004, quando concorreu a vereador no município pelo PFL e somou 71 votos. Quatro anos mais tarde, pelo DEM, Venei chegou a se candidatar novamente ao Legislativo, mas renunciou e não disputou a eleição. Em 2013, na gestão de Tuta Melchior e Iedo Petermann, ele comandou durante cerca de um ano, a Secretaria de Agricultura. “Foi uma grande experiência, pois tive a oportunidade de ajudar muita gente”, salienta. Na eleição seguinte, em 2016, quis buscar outro rumo e concorreu a prefeito pelo PSB, partido criado e presidido pelo próprio Venei. No pleito, concorreu com chapa pura, tendo como vice Silmar Rodrigues. A dobradinha acabou não se elegendo e conquistou 209 votos. 

Um amante da vida no campo

Em paralelo à política e ao trabalho, Venei dedica seu tempo de lazer à vida no campo. Possui Certificado de Registro (CR) e não esconde sua paixão pela caça e pesca. “É algo que gosto muito, desde o tempo de jovem sou apaixonado pelo interior”, afirma. O tempo livre também é compartilhado com a família: a esposa Jocelaine e o casal de filhos Roberta e Guilherme. Para ele, a compreensão da família sobre suas convicções é fundamental. “Base de tudo”, destaca. 

RAIO X  - Time: Grêmio | Música: Tradicionalista | Filme: Ação | Ídolo: Ayton Senna | Hobby: Caçar e pescar | Pior defeito: Confiar demais nas pessoas | Maior qualidade: Perfeccionista.  

PRINCIPAIS PROPOSTAS PARA A SAÚDE, INFRAESTRUTURA E EDUCAÇÃO

SAÚDE - Promover programas na área da saúde de conscientização contra doenças em homens e mulheres; buscar convênios com Universidades Federais e Particulares para atendimento médico; ampliar agentes comunitários de saúde; manter os plantões médicos no posto de saúde; ampliar os convênios laboratoriais; ampliar o número de atendimento médico; buscar na residência o paciente que por motivos de saúde possua dificuldade de locomoção para atendimento médico, entre outros. 

INFRAESTRUTURA - Realizar a construção de pontes e manutenção das estradas; instalação de câmeras de segurança em locais específicos da cidade; melhoria ou troca de brinquedos nas praças públicas; construção de pórtico enfatizando o morro de Cerro Branco; realizar o recolhimento de lixo duas vezes por semana em áreas urbanas e manter o recolhimento nas áreas rurais; instalação de reservatórios de água como reserva em tempos de estiagem em caso de emergência, entre outras. 

EDUCAÇÃO - Garantir educação a todas as crianças; promover o acesso à internet e as tecnologias nas escolas a fim de proporcionar melhor desenvolvimento intelectual; promover o atendimento especializado aos estudantes com necessidades especiais; realizar melhorias nas escolas municipais; promover curso de alfabetização da população adulta; oferecer material escolar aos estudantes carentes; incentivar os cursos profissionalizantes; proporcionar atendimento especial aos estudantes com dificuldade no aprendizado, entre outras. 

*Os três temas foram escolhidos pela reportagem da Folha, e os mesmos foram abordados pelos demais candidatos entrevistados. 

PLANO DE GOVERNO 

Por que quero ser prefeito? "Assim como muita gente, quero mudança. Também acho que precisamos de um Cerro Branco diferente, sem dívidas, sem falsas promessas e com geração de emprego para que as pessoas não precisem deixar nossa cidade. Estou preparado para o desafio de ser prefeito". VENEI RODRIGUES 

O VICE - Leandro Rogério Bredow, tem 51 anos, é casado com Zaira Isabela Züge Bredow, com quem tem três filhos. Leandro reside no município há 37 anos e iniciou suas atividades na vida pública em 1992, desempenhando atividades durante cerca de dez anos como servidor da pasta das Finanças, Administração, Compras e Licitações. Ele também foi Secretário de Obras em duas oportunidades, além de Secretário de Administração. Atual presidente do MDB local, Leandro exerce, atualmente, o terceiro mandato consecutivo como vereador do município.