Logo Folha de Candelária
Política 26/05/2025 13:35
Por: Arthur Mallmann

Câmara realiza homenagem aos 60 anos do STR de Candelária

Homenagem foi proposta pela vereadora Cristina Rohde e marcou o Dia do Trabalhador Rural

As seis décadas de lutas e conquistas do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Candelária foram celebradas em Sessão Especial realizada nesta segunda, 26, na Câmara de Vereadores. Embora o aniversário de 60 anos da entidade tenha sido comemorado oficialmente no dia 24 de janeiro deste ano, a homenagem legislativa ocorreu em alusão ao Dia do Trabalhador Rural, celebrado em 25 de maio.

A mesa da Sessão foi composta pela presidente Jaira Diehl (P), pelo vice-presidente Márcio Bataioli (PL) e pelo secretário Marcelo D’Ávila (P), além do prefeito Nestor Ellwanger, o Rim, e dos homenageados René Hübner, ex-presidente do STR e ex-prefeito de Candelária, e Juarez da Rosa Cândido, atual presidente da entidade.

A vereadora proponente da homenagem, Cristina Rohde (P), foi a primeira a discursar. Saudou os presentes e explicou a escolha da data, destacando que ela carrega "o peso da história, da luta e da esperança". Enfatizou ainda a importância do sindicato para o município e dedicou a homenagem a todos que contribuíram para essa trajetória. “Parabéns, também, a todos os trabalhadores e trabalhadoras rurais da nossa terra”, concluiu.

O prefeito Rim recordou com emoção o primeiro presidente do STR, Arator da Rosa Cândido, já falecido. “Lembro dele caminhando a pé na rua, com a pastinha embaixo do braço. São coisas que não esquecemos”, disse. Ele reforçou o papel fundamental da entidade na luta por melhores condições de vida, acesso a políticas públicas, valorização da agricultura familiar e fortalecimento das comunidades do interior.

Os homenageados

Após a fala da vereadora, René Hübner subiu à tribuna e compartilhou lembranças de sua trajetória no sindicato, onde atuou ativamente de 1978 a 2001. Dentre as conquistas do período, destacou o reconhecimento do direito à aposentadoria das trabalhadoras rurais, consagrado apenas na Constituição de 1988. “É preciso lembrar, pois nada se consegue por acaso”, afirmou.

Na sequência, Juarez Cândido também fez uso da palavra. Após saudar os presentes, relembrou o início do STR, fundado em 1965 em um contexto de muita dificuldade e mobilização. Ele citou uma frase do padre Alfredo Lenz, grande apoiador da causa, pronunciada nos 50 anos do sindicato: “Hoje, tudo é festa; mas na época da fundação, era guerra”.

Ao final da Sessão, os dois homenageados receberam certificados de reconhecimento da Câmara. Ambos agradeceram o gesto com emoção e foram calorosamente aplaudidos pelos presentes.

(Fotos: Arthur Lersch Mallmann | Folha de Candelária)