Logo Folha de Candelária
Saúde 28/09/2023 18:02
Por: Charles Silva

Hospital Candelária assume referência macro regional em partos

A casa de saúde, que já acolhia a demanda de Herveiras e Vale do Sol, passou a atender os municípios de Arroio do Tigre, Estrela Velha, Segredo, Sobradinho, Ibarama, Passa Sete e Lagoa Bonita do Sul

Desde o mês de agosto, a Sociedade Beneficente Hospital Candelária acolheu mais uma importante demanda regional em saúde, assumindo a referência macro regional em partos de risco habitual. A casa de saúde já era considerada uma referência micro regional na especialidade, pois além dos candelarienses, também era responsável pela demanda de Herveiras e Vale do Sol. Entretanto, com o acerto junto ao Governo do Estado, passa a atender outros sete municípios da região Centro-Serra: Arroio do Tigre, Estrela Velha, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Passa Sete, Segredo e Sobradinho.

Os municípios acolhidos estavam sem referência desde abril, quando o Hospital de Arroio do Tigre deixou de ofertar o serviço, e estavam sendo redirecionados à Cachoeira do Sul, submetendo as pacientes a longo trajetos em busca de atendimento capacitado.

Conforme a secretária de saúde de Candelária, Grazieli Priebe, a Secretaria Estadual de Saúde e a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde consultaram a administração municipal e ficaram muito satisfeitos com a estrutura ofertada pela casa de saúde candelariense. Posteriormente, junto a gestão do Hospital Candelária, foi firmado um contrato para a execução do serviço. “Assumir a referência macro regional foi um esforço coletivo do Poder público, junto a administração do hospital, e reforça nosso compromisso com a população. Assim como, a qualidade dos serviços que estão sendo desempenhados no município”, afirma.

De acordo com os administradores do Hospital Candelária, Lairton Kuhn e Júlio Steffanello, a média mensal de partos passou de 30 para 60, mas a tendência, conforme os novos municípios vão adquirindo confiança no trabalho desenvolvido em Candelária, é de um aumento gradativo. “Por enquanto, temos plenas condições de suprir essa demanda, contamos com a devida aparelhagem e com profissionais muitos qualificados. Os primeiros feedbacks estão sendo muito positivos. Avaliamos o serviço constantemente e estamos sempre em busca de melhorias”, relatam.

Os gestores explicam que, tornando-se referência regional, a instituição passará a receber mais recursos em todos os níveis, federal, estadual e de todos os municípios atendidos. Este aumento de receita poderá beneficiar o hospital em diversas áreas, tanto na contratação de mais profissionais, quanto na melhoria da estrutura oferecida a toda a população.

Grazieli Priebe reforça que, a referência diz respeito apenas a partos de risco habitual. Pois em condições de risco, pacientes de Candelária continuam sendo encaminhados à Santa Cruz do Sul e, os municípios da Região Centro-Serra, à Cachoeira do Sul. Todavia, o município segue se capacitando em busca de tornar-se referência em outras áreas. “Além dos partos, Candelária é referência em oftalmologia, saúde mental e cirurgia geral. Mas estamos trabalhando muito para fortalecer nossos serviços e, nos próximos meses, esperamos anunciar novas modalidades”, concluiu.