Logo Folha de Candelária
Opinião 31/07/2021 09:39
Por: Redação

Por Erni Bender: modernidades

A modernidade trouxe coisas boas também, mas de arrasto vieram coisas ruins. Modernidades simples, mas que fazem toda a diferença, são o banheiro e o chuveiro elétrico

Certamente você já ouviu falar a frase “Antigamente era melhor!”. Eu não vou discordar, mas nem tudo era melhor. A modernidade trouxe coisas boas também, mas de arrasto vieram coisas ruins. Minha saudosa mãe, que perdi em fevereiro deste ano, era muito contra a internet quando essa ganhou projeção. Falava que isso era coisa de gente que não tinha o que fazer, que só tinha pornografia e etc e tal. Bem, ela teve que se render à internet e já era uma senhora de 80 e tantos anos. Encontrou no aplicativo WhatsApp uma forma de preencher os seus dias conversando com os filhos e parentes mais distantes, ou seja, ela viu que tinha uma boa utilidade e, claro, tem muitas outras, porém, como tudo, tem o lado ruim.

Uma outra modernidade muito simples, mas que faz imensa diferença é o banheiro. Lembro da casa dos meus avós nos dias frios, gelados. Quando acordavam de madrugada para ir ao banheiro, era na latrina, uma espécie de casinha com um assento e um buraco, onde se ia fazer as necessidades. Era ruim no verão, mas no inverno era terrível. Mais tarde, meu avô conseguiu fazer um banheiro, porém era fora de casa. Pelo menos era mais perto, tinha luz elétrica e facilitou.

Seguindo nessa mesma linha dos banheiros, chuveiro elétrico nem pensar antigamente. Na casa do avô era “moderno”. Tinha uma casinha de alvenaria em cima de uma pequena caixa d’água. O vivente enchia essa caixa com água quente (sim, tinha que subir a escada com um baldão de água quente) e, no banheiro propriamente dito, tinha algo parecido com o chuveiro, semelhante ao regador, que se abria moderadamente para não ficar sem água no meio do banho. Às vezes tínhamos que pedir “pelo amor de Deus” para que alguma boa alma fosse colocar mais água na tal caixa.

Existe uma infinidade de coisas que hoje em dia são melhores, muito melhores. Não teria espaço aqui para citar todas, mas me arrisco ainda a falar sobre automóveis. Claro que sou apaixonado por Mavericks V8 e Opalões, de quatro e seis cilindros (tive um de cada), os Dodges e o Galaxy, todos eles com motores potentes e sons incríveis, além de muito conforto. Qualquer carro de hoje, no entanto, tem um bom conforto e tem, especialmente, um consumo extremamente baixo se comparado aos antigos. Além disso, estragam muito menos. Claro que têm custos e etc, mas de uma maneira geral os automóveis contemporâneos são infinitamente melhores.

Sei que você tem na cabeça mais um milhão de coisas que hoje são melhores, como também coisas que são piores, como os alimentos industrializados, refrigerantes, fast foods e toda uma gama de produtos cheios, mas cheios mesmo de sódio e açúcar, em sua maioria deliciosos, porém antigamente eram mais saudáveis. Aliás, recordo que o melhor líquido que já tomei em minha vida era água de cacimba, puxada por manivela que vinha dentro de um balde de alumínio, e era bebida em caneca de alumínio. Quem nunca provou isso, não sabe o que é bom...