Logo Folha de Candelária
Esporte 08/02/2019 11:38
Por: Tiago Mairo Garcia

Atlético disputará a Liga Gaúcha 3 em 2019

Tricolor realizará apresentação do grupo de jogadores no dia 12 de março

Em reunião realizada na noite da última terça, 5, a diretoria do Clube Atlético Candelariense decidiu seguir o mesmo rumo de várias equipes do futsal gaúcho e irá se habilitar à disputa da Liga Gaúcha 3, organizada pela Liga Gaúcha de Futsal, entidade criada há dois anos pelos representantes das equipes que disputam a primeira divisão do futsal gaúcho. Em 2019, a Liga Gaúcha de Futsal terá a disputa da Liga 1 (Série Ouro), Liga 2 (Série Prata), Liga 3 (Série Bronze), Feminino, Sub 20, Sub 17, Sub 15, Sub 13, Sub 11 e Sub 9.  

A decisão da maioria dos clubes em aderir a Liga Gaúcha se deu após a eleição da Federação Gaúcha de Futebol de Salão programada para ser realizada no dia 21 de dezembro de 2018. No dia da eleição, a chapa da situação, encabeçada por Cesar Cabral, atual presidente da Federação, apontou irregularidades na inscrição da chapa adversária, liderada por Carlos Cesar Quaresma. Os responsáveis em organizar a eleição impugnaram a chapa de Quaresma e declararam vencedora a chapa de Cesar Cabral para o mandato de quatro anos (2019/2022) sem a realização do voto dos clubes filiados que estavam presentes. A chapa de Quaresma recorreu da decisão e a eleição será debatida na justiça comum. 

O fato foi o estopim para os clubes abandonarem o campeonato estadual organizado pela federação e migrarem para a Liga Gaúcha. Até o momento, juntando todas as categorias, um total de 65 equipes confirmou adesão. O presidente do Atlético, Rafael Vezentini, destacou que a migração para a Liga é o melhor caminho no momento a ser seguido pela equipe candelariense. "Não se vê incentivo aos clubes e a modalidade por parte da Federação. Os clubes não concordam com a forma como a eleição foi realizada e enxergaram na Liga uma melhor organização para fazer o futsal gaúcho voltar a crescer", disse Vezentini.

Com a definição, a direção do Atlético confirmou que a apresentação do plantel ocorrerá no dia 12 de março no Ginásio Municipal Gigante do Botucaraí. O tricolor realizará treinamentos durante a semana na fase de preparação para o estadual. Até o momento,.o clube anunciou as contratações do pivô Becker e dos alas Jefinho e Juninho e está em negociação com outros jogadores experientes para integrar o plantel. O clube está intensificando a busca por patrocínios e do sócio torcedor para viabilizar os recursos necessários para custear a participação no estadual. "Precisamos do apoio da comunidade para que possamos viabilizar o projeto. Nossa meta é evoluir cada vez mais no cenário estadual", frisou o presidente.

SUB 15 - Já a equipe do Korpus/Atlético também disputará a Liga Gaúcha de Futsal na categoria sub 15. Conforme o coordenador e treinador, Douglas dos Santos Braga, 20 clubes aderiram à disputa na categoria. Ele frisou que a equipe local será montada com alunos de Candelária e o acréscimo de quatro reforços na categoria. Os treinos da equipe que disputará o estadual iniciarão na próxima segunda, 11, no Ginásio Municipal Walter Filter. 

Peneirão do Atlético

 O Clube Atlético Candelariense realizará uma peneira para novos atletas nas categorias sub 17 e sub 20. A seleção ocorrerá no dia 16 de fevereiro, a partir das 15h, no Ginásio Municipal Gigante do Botucaraí. Os selecionados irão integrar as equipes das duas categorias que disputarão amistosos e campeonatos municipais e regionais. Os atletas em idade sub 20 que se destacarem também terão a oportunidade de treinar com a equipe profissional. A inscrição é gratuita e os interessados devem levar um documento e material esportivo (camiseta, calção, meia e tênis).