Logo Folha de Candelária
Geral 14/12/2020 17:10
Por: Redação

Vacina Sputnik V apresenta eficácia de 91,4% na última fase de testes

Números foram divulgados pelo laboratório russo Instituto Gamaleya, responsável pelo imunizante, que ainda protegeu os voluntários da forma grave dos casos em 100%

De acordo com notícia publicada nesta segunda, 14, pelo jornal O Globo, a vacina produzida pela Rússia, batizada como Sputnik V, apresentou uma eficácia de 91,4% contra a covid-19. O anúncio foi feito na mesma data pelo laboratório russo Gamaleya, responsável pela produção do imunizante, mais um a trazer esperança para o sonhado fim da pandemia. A cifra divulgada é resultado dos dados finais da fase 3 de ensaios clínicos. No Brasil, Paraná e Bahia já firmaram acordos com o instituto, mas ainda não houve pedido formal de registro emergencial ou de autorização para testes junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Os dados apresentados pela Gamaleya ainda não foram publicados nem revisados por pares, o que deve ocorrer em breve, conforme afirmou o vice-diretor do instituto, Denis Logunov, em coletiva de imprensa. Segundo o laboratório, foram avaliados números de 22.714 voluntários, dos quais 78 apresentaram covid-19. Destes, 62 faziam parte do grupo de controle, que recebe um placebo no lugar da vacina. Logunov disse ainda que o imunizante também protegeu os voluntários da forma grave da doença em 100% dos casos. Entre os pacientes que receberam o placebo e se infectaram, 20 apresentaram sintomas graves.  Os números são idênticos aos dados preliminares publicados no último dia 24, baseado em 39 casos de covid-19 entre os voluntários, o que indica que a taxa de eficácia se manteve constante.
Vacinação em massa
Cerca de 200 mil pessoas já receberam a Sputnik V na Rússia como parte da campanha de vacinação em massa, iniciada em setembro no país, que enfrenta uma segunda onda da Covid-19 e registra mais de 2,6 milhões de infecções pelo Sars-CoV-2. O diretor do Gameleya, Alexander Gintsburg, estimou que boa parte da população russa, de 145 milhões de pessoas, será vacinada no próximo ano. Ao todo, 320 mil doses já foram distribuídas na primeira fase de imunização.
Foto: MAXIM SHEMETOV / REUTERS