Logo Folha de Candelária
Opinião 22/07/2022 16:52
Por: Redação

Até que a novela nos separe!

Fica a dica

Por: Pr. Marcos J. Fester

Esta semana tive o conhecimento de dois estudos sobre o impacto das novelas brasileiras na vida das famílias. Foram dois estudos sobre o divórcio e a fertilidade, realizados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no ano de 2009. Já se vão treze anos, mas vale destacar:

“Ambos os estudos analisam o papel da televisão e das novelas em influenciar mudanças significativas nas taxas de fertilidade e divórcio no Brasil nas três últimas décadas. As taxas de fertilidade no país caíram mais de 60% desde a década de 1970 e os divórcios aumentaram mais de cinco vezes desde a década de 1980. Durante o mesmo período, a presença de aparelhos de televisão teve uma elevação de mais de dez vezes, estando hoje em mais de 80% das residências.”

Se a televisão impactou a vida das famílias entre as décadas de 1970, 1980 e 1990; ainda vamos observar e absorver o impacto futuro da tecnologia que temos hoje. Não sou um “tecnofóbico”. Quero apenas destacar que, assim como as novelas em horário nobre na televisão incentivaram os divórcios e diminuíram o número de filhos, vamos colher (se já não estamos) o resultado de uma geração que já nasceu conectada. Estamos num tempo que podemos estar sozinhos, mas nunca estamos sós. Nossas crianças e jovens são avançadas cognitivamente, mas atrasadas emocionalmente.

Por isso, deixo as palavras do apóstolo Paulo aos romanos, capítulo 12, versículos 1 e 2: “Portanto, meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus. Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.”

Então, fica a dica! Nossa vida é como a RSC 287, cheia de buracos que teimamos em cair e nos trazem prejuízos. Apenas o evangelho de Jesus transforma e recupera vidas. O SENHOR nos dá sua misericórdia para provar e viver uma nova vida, que vem até nós por seu Filho Jesus, nosso Salvador!