Logo Folha de Candelária
Saúde 06/12/2021 08:48
Por: Redação

Primeiro caso da variante Ômicron no Estado é de Santa Cruz do Sul

Recém-chegada da África do Sul, paciente teve sequenciamento genômico realizado em tempo recorde

Foi confirmado na tarde de sexta, 6,, pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), o primeiro caso da variante Ômicron no Rio Grande do Sul. Trata-se de uma mulher moradora de Santa Cruz do Sul, que retornou na última semana de uma viagem à África do Sul. Ainda na quinta-feira, o Cevs recebeu o material da paciente e realizou o sequenciamento genômco completo em cerca de 24 horas, um tempo recorde, com o objetivo de realizar as ações de vigilância e a adoção de medidas sanitárias adequadas. ]

Hoje a mulher está em isolamento domiciliar e recebendo acompanhamento da vigilância de saúde de Santa Cruz do Sul. As pessoas que tiveram contato com ela também serão testadas para a doença. Informações pessoais estão sendo mantidas em sigilo para preservar a identidade da paciente. A secretaria de Saúde confirmou, nesta segunda, mais um teste negativo de uma pessoa que teve contato com a paciente. De qualquer maneira, a prefeitura continua monitorando todos que tiveram contato com a santa-cruzense.

A secretária de Saúde, Arita Bergmann, reforçou, diante do primeiro caso da variante Ômicron no Estado, sobre a necessidade de as pessoas investirem nos cuidados básicos, de especial modo o uso de máscara e distanciamento social: “Com essa nova variante em circulação, é ainda mais necessário que a proteção seja efetiva, especialmente com uma alta cobertura vacinal”, afirmou.