Logo Folha de Candelária
Geral 24/07/2020 15:08
Por: Redação

A antiga e quase perdida tradição da filosofia de estrada

As conhecidas frases de caminhão divertiram diferentes gerações. Atualmente, no entanto, são cada vez mais raros os profissionais que mantém a prática

Até alguns anos atrás, era difícil encontrar alguém que nunca se divertiu na estrada lendo alguma frase escrita atrás dos caminhões. Os textos, que tinham que ser curtos para caber no parachoque, geralmente eram engraçados e traziam diversos significados, muitas vezes sobre o dia a dia do motorista. Atualmente, no entanto, encontrar profissionais adeptos da chamada filosofia de estrada é cada vez mais raro. Não há uma proibição direta, mas uma resolução do Denatran de 2003 obrigou os motoristas a colocarem faixas reflexivas nas cores branco e vermelha no para-choque e limitaram o tamanho dos textos. A partir disso, alguns caminhoneiros deslocaram as frases para as lameiras do caminhão. Outros desistiram simplesmente da tradição. Outra explicação está relacionada ao declínio exponencial dos caminhoneiros autônomos nas estradas de todo o Brasil, por conta da terceirização dos trabalhos e do consequente aumento de frotas de empresas em todo o país. Há também mudanças culturais nos motoristas, que passaram a utilizar de outros meios, como redes sociais, para passar suas mensagens.
Sem as frases de parachoques, permanecem as histórias como a do caminhoneiro paulista Marcos Antônio Louro, 54 anos. Uma frase que carregou em seu caminhão conquistou Cleonice Louro, filha de fazendeiro do interior do Paraná. Quando o caminhão se aproximou, Cleonice leu: "Vou rezar 1/3 para achar 1/2 de te levar para 1/4". Todo galanteador, Marcos disse: "Fiz para você". Cleonice acreditou e estão juntos até hoje. Têm dois filhos (28 e 26 anos) e Marcos continua cruzando o país com cargas de até 60 toneladas. A frase não está mais no parachoque, mas ele fez questão de colar um adesivo com os mesmos dizeres dentro da boleia.

Algumas das frases mais inspiradas
Engraçadas, filosóficas, religiosas… As frases de parachoque de caminhão fazem parte da cultura do estradeiro. É lá que muita gente busca inspiração, encontra a sabedoria popular em sentenças de sábios, ou ri das piadas de sogra. Segue, abaixo, uma seleção, separadas por categoria, entre engraçadas, religiosas e reflexivas.
ENGRAÇADAS
Às vezes é melhor ficar quieto e deixar que pensem que você é um idiota, do que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida.
Se um dia for falar mal de mim, me chame. Sei de coisas terríveis sobre mim.
Melhor chegar atrasado neste mundo do que adiantado no outro.
Mulher bonita e dinheiro, só vejo na mão dos outros.
Pobre é igual disco de embreagem: quanto mais trabalha, mais liso fica.
Mais perigoso que um cavalo na estrada é um burro no volante.
Não sou detetive, mas só ando na pista.
Água mole em pedra dura, tanto bate até que… molha tudo.
Não sou notícia ruim, mas ando muito e depressa.
As mulheres perdidas são as mais procuradas.
Para comprar caminhão e usar sutiã, precisa ter peito.
RELIGIOSAS
Dirigido por mim, guiado por Deus.
Deus dá as batalhas mais difíceis aos seus melhores soldados.
Fique com Deus. Com Ele eu vou, mas, se não voltar, com Ele estarei.
Meus faróis iluminam a estrada e Deus ilumina meu caminho.
Não sou dono do mundo, mas sou filho dele.
Se você não acredita em milagres, talvez você tenha esquecido: você é um!
REFLEXIVAS
A velocidade que emociona é a mesma que mata.
Seja dono de sua boca para não ser escravo de suas palavras!
A saudade não tem braços, mas aperta.
Não dirija dormindo para não acordar chorando quem te espera sorrindo.
E se houver pedras no caminho, a gente chuta!
Siga seus sonhos, não a opinião dos outros.
Só há vento favorável para quem sabe onde vai.
Não jogue espinhos na estrada. Na volta, você pode estar a pé.
A fortuna faz amigos. A desgraça prova se eles existem de fato.
Desistir nunca. O caminho é longo, mas a vitória é certa.
Não mude por ninguém. Quem te ama te aceita, não te julga.

Como surgiu
A prática começou nos anos 50, inspirado no filateado, um tipo de desenho estilizado feito na Argentina, no século 19. As pinturas eram usadas para enfeitar carroças. Com o tempo, passou a ilustrar os brutos e ônibus dos "hermanos", já incluindo nelas algumas frases inspiradoras. Graças aos fretes entre os países do Mercosul, não demorou para que os motoristas brasileiros aderissem à moda.

(Confira outras matérias e mensagens alusivas ao colono e motorista no suplemento especial da edição impressa da Folha de sexta, 24 de julho).