Logo Folha de Candelária
Geral 21/05/2019 08:50
Por: Luciano Mallmann

Instituto Federal Farroupilha passa a oferecer curso de Licenciatura em Matemática

Teve início no dia 18 de maio, às 8h30, no Polo UAB de Candelária, auditório do Colégio Medianeira, a aula inaugural da Licenciatura em Matemática, curso oferecido pelo Instituto Federal Farroupilha. A oferta dessa faculdade se deu em virtude da grande demanda pela graduação nessa ciência exata, e também pelo fato de outros polos na região também ofertarem a mesma licenciatura. O Instituto também está oferecendo, este ano, os cursos de Multimeios Didáticos e Técnico em Informática concomitante MedioTec em EaD

A coordenadora do polo UAB Candelária, Marcia Ester Hoff, explica que a Licenciatura em Matemática abriu com um total de 40 alunos matriculados, selecionados em sua maioria através do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, modo de seleção a que se deu preferência. Mesmo assim, muitos alunos, tendo já cursado outra graduação, solicitaram reingresso através do processo seletivo realizado. As aulas estão sendo ministradas no formato EaD, através da exibição de vídeos, contando com a presença da tutora Daiana Moraes Seckler, que estará disponível de forma presencial durante um total de 12 horas semanais, para fornecer explicações e tirar dúvidas. Na última semana, já houve um encontro entre tutora e alunos para dirimir dúvidas referentes às metodologias de ensino EaD.

Marcia faz questão de ressaltar que as atividades do Instituto Federal Farroupilha, bem como essa ampliação que agora se concretiza, não teria sido possível não fossem os esforços da primeira comissão que se mobilizou para que fosse criado o ensino superior em Candelária, no ano de 2013. Entre eles, é válido mencionar os nomes de André Jahnke, Andréa Berle, Dorival Ristoff (líder da comissão), Elisabete Machado, Elemar Gräbner, Gilmar A. Schwantes, Hilton Kappaun, Juarez Cândido, Paulo Machado, Rejane Maria da Silva, René Karnopp, Suzana Couto da Silva, Valdir Roehrs e Ralf Karnopp. O agradecimento é extensivo também à Prefeitura de Candelária, pela manutenção da estrutura do polo e ao Coordenador do Centro de Referência, Giancarlo Bruno, representando a instituição do curso pelo empenho para que hoje esse curso se tornasse realidade.