Logo Folha de Candelária
Geral 08/06/2018 11:46
Por: Tiago Mairo Garcia

COREDE Vale do Rio Pardo define na terça, 12, a cédula regional

Assembleia Regional irá debater os projetos que irão compor a cédula de votação

Será realizada na terça, dia 12, a Assembleia Regional do COREDE Vale do Rio Pardo para debater os projetos que irão compor a cédula de votação da Consulta Popular, bem como o rateio dos recursos. As assembleias municipais tiveram um total de 1.628 pessoas presentes, tendo sido eleitos 57 delegados. O presidente do Comude de Candelária, Albino Gewehr, conta com a presença de todos os representantes de Candelária: "Temos cinco votos, e em caso de votação, um voto pode ter peso decisivo", pondera.
Nas reuniões microrregionais, realizadas após as assembleias municipais, em Sobradinho e Santa Cruz do Sul, foi sugerido que os dez projetos mais votados nos municípios sejam incluídos na cédula de votação, mas ficou claro que, mesmo que  um projeto tenha  sido apontado somente por um ou dois municípios, pode constar na cédula regional, se assim deliberar a Assembleia Regional. 
É com esta possibilidade que conta Candelária para incluir o apoio aos distritos industriais municipais entre as dez opções da cédula, já que os projetos de ampliação de hospitais, desenvolvimento da agricultura familiar e o videomonitoramento têm garantia de inclusão na cédula. "Sabíamos que teríamos dificuldade de incluir todos os nossos projetos, mas lutaremos para incluir nossas demandas, que atendem públicos diferentes e ampliam a mobilização local em busca de recursos", salienta Albino Gewehr. 
Quanto ao rateio dos recursos de R$ 2,9 milhões entre os cinco mais votados, existem duas propostas em debate. Uma delas estabelece a divisão igualitária entre os mais votados pela população nos dias 26, 27 e 28 de junho. A segunda propostas é dividir em proporções diferentes (30% para o mais votado, 25% para o segundo, 20% para o terceiro, 15% para o quarto e 10% para o quinto). A segunda proposta se destacou, tendo o apoio de diversas lideranças, por incentivar a participação popular e por garantir que a proposta mais votada tenha um total mais elevado de recursos, podendo assim contemplar mais municípios.
Ainda no mesmo dia da Assembleia Regional a diretoria e conselheiros do COMUDE/Candelária se reúnem às 16h, na sala de reuniões do Departamento de Meio Ambiente, junto a Prefeitura, para deflagrar a estratégia local em relação à mobilização para a captação de votos na Consulta Popular.
Voluntários dispostos a coletar votos já podem contatar membros do COMUDE para atualizar seus dados de contato e inclusive participar da reunião do COMUDE.
A intenção, nos dia 26, 27 e 28 de junho, é ter novamente em torno de 50 locais de votação em computadores espalhados no centro e bairros e mais de 100 pessoas com celulares coletando votos nas comunidades e locais de trabalho.