Logo Folha de Candelária
Geral 29/07/2017 11:24
Por: Jorge Mallmann

Alexandre Schmachtenberg recebe o título de cidadão honorário de Cachoeira

Homenagem ao empresário candelariense foi prestada durante sessão solene realizada na noite de quinta, 27

  • Alexandre Schmachtenberg: espírito empreendedor e sem medo da crise
  • Prefeito Sérgio Ghignatti e vereadores com o homenageado: reconhecimento

Uma noite de homenagens e de reconhecimento. A frase sintetiza a noite de quinta, 27, para o empresário candelariense Alexandre Eduardo Schmachtenberg, sócio-proprietário do Super Único/Rede Super, ao receber o título de cidadão honorário de Cachoeira do Sul. A sessão solene foi realizada no Palácio Legislativo João Neves da Fontoura, sede da Camara cachoeirense. A homenagem para Alexandre foi requerida ainda no ano passado pelo então vereador Edson Richa (PP) e recebeu aprovação unânime dos vereadores da legislatura. A solenidade foi justificada pelos expressivos investimentos realizados na cidade pela empresa liderada por Alexandre. Com a marca da Rede Super, a empresa - cuja matriz está sediada em Candelária - possui duas amplas lojas em Cachoeira: uma na rua Ernesto Alves, no centro, e outra na avenida Brasil, na zona norte. 
Popularmente conhecido em Candelária como Gauchinho, Alexandre nasceu em abril de 1969 e, segundo o histórico apresentado na homenagem, começou a carreira profissional aos 16 anos na empresa do pai, Isidoro Schmachntenberg. Ele se declarou honrado pela distinção recebida de uma cidade que o acolheu tão bem, salientando, ainda, ser um privlégio poder trabalhar e conviver na comunidade. Em setembro, a empresa completa sete anos em Cachoeira do Sul. Iniciou com 70 e hoje conta com 351 colaboradores. Em sua manifestação, Alexandre lembrou da história do empreendimento no município, ao mencionar a primeira visita. Recordou que no passeio pelo centro da cidade ao lado da esposa, percebeu um prédio grande fechado, que despertou seu espírito empreendedor. Contou ter comentado com a esposa: “Já imaginou essa esquina toda amarela? Que beleza iria ficar.” Passados cinco anos da inauguração da primeira filial na rua Ernesto Alves, Alexandre observou ter constatado um problema, mas um problema bom, conforme definiu. A estrutura montada tinha ficado pequena para tanto movimento e a saída era abrir um novo Super. Declarou que a espera pelo ponto considerado ideal levou dois anos. E quando chegou o momento de fazer o investimento, surgiu a crise que assustou os brasileiros. Relatou ter então se reunido com a esposa e sua irmã, sócias na empresa, e declarado que com o movimento já registrado não poderiam temer a crise. “Foi assim que nasceu a loja da avenida Brasil.”, emendou.
Ao finalizar seu pronunciamento, Alexandre reafirmou sua confiança na cidade. “Se na minha caminhada novas oportunidades de negócios surgirem, podem ter a certeza de que investirei aqui novamente, pois acredito na força do comércio local e, principalmente, acredito nas pessoas dessa cidade, que sempre acolhem pessoas e empresas com o desejo de que a cidade se desenvolva cada vez mais”, observou. O atual prefeito de Cachoeira, Sérgio Ghignatti, e o ex-prefeito Luis Neiron Teixeira Vargas também prestigiaram a sessão solene, acompanhada ainda pelo presidente da Acic, Clairton Kleinert, o ex-prefeito de Candelária, Moacir Thumé,  Elaine Lopes e Cirilo Koepp, representando o Sicredi de Candelária, entre outros amigos do homenageado, além de familiares.