Logo Folha de Candelária
Geral 13/04/2018 11:42
Por: Tiago Mairo Garcia

Beira Rio irá erguer um novo complexo industrial em Candelária

Empreendimento será construído em local próximo da área da fábrica calçadista na cidade, porém do outro lado da rodovia

  • Imagem da fábrica da Beira Rio na cidade. Nova estrutura física deverá ser ao menos igual em área - Crédito: Odete Jochims - Folha
  • Roberto Argenta (à esquerda) e Prefeito Paulo Butzge (à direita) na inauguração da fábrica em 2015: na quarta, encontro selou novo acordo

Qual é a melhor notícia para a população de um município? A resposta a um questionamento como esse certamente geraria variações, mas possivelmente a mais ouvida seria em torno do anúncio da instalação de um grande complexo industrial na cidade, capaz de gerar renda e muitos empregos. E se fosse em Candelária, todos diriam que o ideal seria um empreendimento nos moldes do instalado pela Beira Rio em Candelária. Pois é justamente essa a notícia que a Folha divulga em primeira mão para a comunidade de toda a região, que certamente será positivamente impactada com a novidade. A própria Beira Rio irá fazer um novo grande investimento no município, erguendo uma área construída no mínimo igual ao atual complexo da fábrica da empresa em Candelária, com a qual pretende produzir cerca de 51 mil pares/dia de calçados. Essa é a produção atual da fábrica no município, que, portanto, será duplicada. Trata-se, sem dúvida, de uma extraordinária notícia para o desenvolvimento de Candelária. “Um momento histórico”, na definição do prefeito Paulo Butzge.
A possibilidade em torno deste novo empreendimento da Beira Rio ou de outra grande fábrica a se instalar na cidade circula há vários dias em Candelária. No entanto, tudo de forma extraoficial. Em busca de algo mais concreto sobre o assunto a reportagem da Folha procurou o prefeito ontem. Indagado a respeito, Paulo Butzge disse que o assunto vinha sendo tratado de forma sigilosa, até para não compremeter uma negociação relacionada ao projeto. Acrescentou, no entanto, que tudo evoluiu positivamente e agora não vê mais motivos para não dar essa excelente notícia para a comunidade. Na manhã de quarta, 11, o prefeito candelariense participou de uma reunião na sede da Beira Rio, em Novo Hamburgo, da qual participou o próprio diretor-presidente Roberto Argenta. Neste encontro, foi selado o novo acordo entre o município e a Beira Rio. Embora o volume de produção se assemelhe ao do complexo atual, o novo empreendimento não irá gerar tantos empregos diretos. As vagas serão abertas, conforme informou o prefeito Paulo, de forma indireta, pois a ideia da empresa é terceirizar boa parte da mão de obra.
A Prefeitura de Candelária irá enviar já nos próximos dias um projeto de lei para a Câmara, solicitando autorização para a compra da área a ser cedida para a Beira Rio. A partir desta aprovação, será encaminhado outro projeto de lei para legitimar a doação dessa área para a empresa. Concretizados tais trâmites, a Beira Rio terá um prazo para erguer o novo empreendimento, que o prefeito acredita que possa se materializar no próximo ano ou, no máximo, em 2020. De qualquer forma, Paulo Butzge qualifica esse investimento como outro marco decisivo para o desenvolvimento do município. É algo que, segundo observou, a comunidade precisa comemorar bastante, já que a empresa abriu uma exceção ao realizar um segundo investimento na mesma cidade. Perguntado a respeito dos motivos que levaram a empresa a escolher Candelária novamente, ele citou a boa parceria já firmada com o município, a qualidade da mão de obra local e também a localização geográfica privilegiada da Terra do Botucaraí.

Negociação começou há mais de um ano

Há mais de um ano o prefeito Paulo Butzge descobriu que a Beira Rio estava interessada em fazer um novo grande investimento no estado. Segundo contou, tratou de logo entrar em contato com diretores da empresa sobre a possibilidade de Candelária receber este novo complexo. “Chance zero foi a primeira resposta”, relatou o prefeito. No entanto, o prefeito candelariense de tempos em tempos voltava a carga, manifestando o interesse do município em abrigar o empreendimento. O chefe do executivo candelariense disse ter insistido em relação à questão até abrir uma pequena brecha. A partir daí, foram realizadas várias conversas até que a empresa condicionou o investimento em Candelária. “Eles pediram uma área próxima do atual complexo”, informou. Com esta sinalização, a administração tratou de procurar uma área próxima nos moldes do solicitado pela Beira Rio. Tal etapa também já foi cumprida, segundo o chefe do Executivo, tendo a empresa já dado sinal verde para a opção indicada. Ultrapassadas estas etapas, daqui para a frente, de acordo com o prefeito, falta apenas a formalização da negociação para materializar um novo empreendimento na cidade, certamente definitivo para consolidar o desenvolvimento industrial e o crescimento econômico de Candelária.