Por: Diego Foppa
Novo Cabrais se despede de Jorge Menezes
A comunidade cabraisense foi impactada na noite da última quarta, 21, com a notícia do falecimento do agricultor Jorge Menezes, aos 65 anos, vítima de morte súbita cardíaca. Personalidade bastante conhecida no município, Menezes residia na localidade de Taboão, no interior, onde atuou de forma ativa junto às associações de trabalhadores rurais. Em parceria com a Emater de Novo Cabrais, foi um dos responsáveis pela organização do grupo de mulheres da comunidade. Também esteve entre os organizadores e incentivadores da abertura do Corredor dos Menezes, em Taboão, além de ter se empenhado para que a localidade passasse a contar com uma seção eleitoral própria, evitando que os moradores precisassem se deslocar até a comunidade de Cortado para votar.
No cenário político, Menezes concorreu a uma vaga na Câmara de Vereadores nas eleições de 2000 e 2004, ficando como suplente em ambas, mas assumindo em períodos específicos. Na vida pública, também ocupou cargos no primeiro escalão do governo de Valério Lawall, que esteve à frente do Executivo entre 2000 e 2008. Em 2020, disputou a eleição majoritária como candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Márcia Lawall, que acabou não sendo eleita. Na última eleição, em 2024, optou por não concorrer a cargos eletivos e apoiou a candidatura da filha, Eduarda Menezes (PDT), eleita com 148 votos, tornando-se a vereadora mais jovem a assumir uma cadeira no Legislativo municipal.
Em sua página no Facebook, a Câmara de Vereadores de Novo Cabrais emitiu uma nota de pesar. "Uma trajetória marcada pela simplicidade, pelo compromisso com a comunidade e pela alegria em servir. Sempre muito povão, era conhecido por ajudar a todos com boa vontade, acolhimento e um sorriso no rosto, deixando um legado de solidariedade e amizade", dizia parte do comunicado.
ATOS FÚNEBRES – O velório ocorre nesta quinta, 22, na igreja da comunidade Nossa Senhora do Rosário, em Taboão. Após, será realizado o sepultamento no Cemitério do Corredor dos Menezes, na mesma localidade. Jorge Menezes deixa enlutados a esposa Maria Regina, os filhos Queila, Claiton, Vagner e Eduarda, além de demais familiares e amigos.
NOTA DE PESAR DA CÂMARA DE VEREADORES
A Câmara de Vereadores manifesta seu profundo pesar pelo falecimento de Jorge Jair Menezes, ocorrido nesta quarta-feira, 21 de janeiro de 2026 aos 65 anos, pai da atual vereadora Eduarda Menezes.
Jorge Jair Menezes construiu uma trajetória marcada pela simplicidade, pelo compromisso com a comunidade e pela alegria em servir. Sempre muito povão, era conhecido por ajudar a todos com boa vontade, acolhimento e um sorriso no rosto, deixando um legado de solidariedade e amizade.
Ao longo de sua vida pública, atuou como vereador, como suplente e também como secretário de obras e secretário da agricultura exercendo suas funções com responsabilidade, dedicação e respeito ao interesse coletivo, contribuindo de forma significativa para a vida comunitária e para o fortalecimento do serviço público.
Neste momento de profunda dor, o Poder Legislativo se solidariza com a vereadora Eduarda Menezes, seus familiares e amigos, expressando sinceras condolências e desejando força e serenidade para enfrentar esta irreparável perda.
Que sua memória permaneça viva como exemplo de generosidade, compromisso e amor ao próximo.
Câmara de Vereadores