Por: Redação
Covid-19: planeta atinge a marca de 5 milhões de mortos
Dados foram divulgados na segunda pela OMS; Brasil continua sendo o segundo país em número de mortes
Jornais do mundo inteiro estamparam em suas páginas, ao longo desta segunda, 1º de novembro, uma triste notícia: conforme dados da Organização Mundial de Saúde, o planeta atingiu a marca dos 5 milhões de mortos em decorrência da covid-19, desde o início da pandemia. De acordo com os dados, o Brasil continua sendo o segundo país com maior número de mortos, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Até o início da semana, o país ultrapassava o número oficial de 608 mil mortos.
A contagem da marca de 5 milhões de vítimas fatais da covid-19 foi feita com base nos balanços oficiais diários de cada país. De acordo com a OMS, porém, quando se toma como base o excesso de mortalidade relacionado à covid-19 se sabe que este balanço poderia ser duas ou três vezes pior
Esses dados se tornam preocupantes quando se sabe que o Estado de São Paulo, ainda nesta segunda-feira, depois de quase 600 dias, encerrou as últimas restrições impostas pela pandemia do coronavírus, com os estabelecimentos podendo funcionar sem limites de público ou horário de funcionamento.