Logo Folha de Candelária
Geral 15/04/2020 17:33
Por: Redação

Pesquisa mostra que entre 4,1 mil gaúchos testados, apenas dois estão com coronavírus

Pesquisa coordenada pela Universidade Federal de Pelotas foi realizada entre 11 e 13 de abril em nove cidades gaúchas, incluindo Santa Maria e Santa Cruz do Sul

O governo do Rio Grande do Sul divulgou na tarde desta quarta-feira, durante coletiva de imprensa, os dados sobre a primeira fase da pesquisa que busca saber a incidência do coronavírus nos gaúchos em nove cidades, incluindo Santa Maria e Santa Cruz do Sul, nos dias 11, 12 e 13 de abril. A pesquisa testou, em média, 500 moradores das cidades de Porto Alegre, Canoas, Pelotas, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Passo Fundo, Ijuí e Uruguaiana. O governador Eduardo Leite explicou que as cidades representam as sedes de oito regiões do Estado, respondendo por 31% da população gaúcha.

De acordo com o reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pedro Rodrigues Curi Hallal, foram 4.189 entrevistados. Desse total, só dois testaram positivos. Conforme a pesquisa, isso significa uma pessoa infectada a cada dois mil habitantes. Para cada um milhão de habitantes no Estado, a estimativa é de 500 infectados reais, 65 notificados e 1,2 mortos. “A estimativa de casos no Rio Grande do Sul é de 5.650 casos. Nós temos 700 casos visíveis na pontinha do iceberg, mas são outros 5 mil que não procuraram serviços de saúde” explicou o reitor.

A pesquisa também questionou sobre o isolamento social aos entrevistados. De acordo com os dados revelados, 58,3% deles relataram que estão adotando as medidas do isolamento social, saindo somente para atividades essenciais. Outros 20,6% afirmaram estar saindo de casa diariamente e 21,1% relataram estar em casa o tempo todo. A conclusão da pesquisa, conforme ressaltado, é que a pandemia está em estágio inicial no Estado. “Os dados dessa primeira fase vão servir de base para acompanhar a evolução do coronavírus no Rio Grande do Sul. A tendência é o que os números aumentem nas próximas fases. A velocidade desse aumento depende das medidas de distanciamento social”, completou o reitor.

De acordo com o governador Eduardo Leite, até o momento o Brasil não mostrou comportamento como os países europeus mais afetados. O Rio Grande do Sul segue uma trajetória menos intensa que São Paulo e Rio de Janeiro, os estados com maior número de casos de coronavírus, com uma taxa menor de crescimento nos últimos cinco dias.

Resultados da pesquisa

- Testes válidos - 4189

- Testes positivos - 2

- Percentual com anticorpos - 0,05%

- Infectados a cada 2 mil habitantes - 1

- Pessoas infectadas no RS - 5650

- 58,3 % relataram sair de casa apenas para atividades essenciais

- 20,6% seguem saindo de casa diariamente

- 21,1% relataram respeitar o isolamento e ficar em casa o tempo todo

A Pesquisa
A pesquisa, coordenada pela UFPel, em parceira com o Estado e outras universidades, ocorreu simultaneamente em nove cidades. Em cada município, foram aplicados 500 testes rápidos no último fim de semana, com moradores escolhidos de forma aleatória. Essa é a primeira etapa da pesquisa, que volta a ser realizada nas mesmas cidades em 25 de abril, 9 de maio e 23 de maio. Os objetivos são estimar o percentual de gaúcho que causa a doença Covid-19, avaliar a velocidade de expansão da infecção ao longo do tempo, determinar a porcentagem de infecções assintomáticas ou subclínicas, e obter cálculos precisos de letalidade.