Logo Folha de Candelária
Geral 02/09/2021 19:52
Por: Redação

Cristina Rohde indica a utilização de recursos da venda da CEEE-D para limpar lista de espera

Município recebeu recentemente valores da privatização da companhia estadual e a vereadora sugeriu que o montante seja utilizado para agilizar a marcação de consultas

A vereadora Cristina Rohde (PSDB) apresentou uma indicação para que o Executivo utilize recursos oriundos da privatização da Companhia Estadual de Energia Elétrica Distribuição (CEEE-D) para a realização de consultas. Recentemente o município de Candelária foi contemplado com valor de R$ 1,8 milhão, sendo R$ 700 mil vinculados ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

A indicação da vereadora é de que o restante do valor de recurso livre ou boa parte dele seja aplicado na secretaria de Saúde, pois, segundo ela, há uma lista grande pessoas aguardando por consultas em diversas especialidades. “Nós temos uma lista de espera grande em neuropediatra, urologista, cardiologista, angiologista e ortopedista, e este recurso poderia ser utilizada para fazer uma limpa nessas demandas e dar agilidade nestes atendimentos”, ressaltou.

Na última sexta-feira (27), Cristina esteve em reunião na prefeitura com o prefeito Nestor Ellwanger e a secretária de Saúde, Grazieli Priebe, para apresentar a indicação. A secretária disse que o problema maior está nas especialidades de cardiologia e vascular, em que a fila é grande e as consultas disponibilizadas pelo SUS por mês são poucas. Grazieli e o prefeito ficaram de conversar com o secretário da Fazenda para ver a viabilidade da destinação de parte do recurso para a Saúde, já que o valor se trata de recurso livre. (Créditos: Matheus Haetinger)