Logo Folha de Candelária
Geral 08/06/2018 14:30
Por: Luciano Mallmann

Em meio aos livros, palestras, shows e animação cultural

Feira aberta na noite de terça com a presença da patrona Letícia Wierzchowski registrou intensa movimentação e se estende até o sábado

  • Durante a feira, grupo Vivandeiros da Alegria realiza a animação cultural entre as atrações da programação
  • Crianças realizam pintura
  • Livros atraem a curiosidade dos pequenos

A Feira do Livro de Candelária voltou com força total ao calendário de eventos do município neste ano. Com uma diversificada programação, que inclui palestras, apresentações teatrais e musicais, animação cultural e uma grande variedade de livros. A abertura da feira, promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte, em parceria com o Sesc, contou com a presença de autoridades e de lideranças do município, além da patrona desta edição, a escritora Letícia Wierzchowski, autora da consagrada obra “A Casa das Sete Mulheres”. Inicialmente, se pronunciou a gerente do Sesc-Cachoeira do Sul, Marilde de Oliveira, que destacou a importância das feiras do livro para estimular o hábito da leitura. Depois, o secretário de Cultura do município, Jorge Mallmann, observou que o livro habilita o usuário à vida e suas melhores possibilidades, salientando que o desafio dos educadores é despertar a vontade e o gosto pela leitura, “tornando-a não uma tarefa cumprida de má vontade, mas sim hábito capaz de trazer prazer e grande bem-estar”. Na sequência, a patrona Letícia também ressaltou a importância do livro como instrumento de transformação da sociedade. Declarou que a sociedade brasileira necessita de ajustes, à medida que as pessoas que reclamam da classe política também ocupam vagas de gestantes e furam filas quando podem. Neste aspecto, opinou que nada substitui o livro para provocar o exercício da empatia, que significa se colocar no lugar do outro. Por fim, o prefeito Paulo Butzge afirmou que uma comunidade só avança através da leitura e do conhecimento, agradecendo a parceria do Sesc na realização e a todas as livrarias presentes. Encerrados os pronunciamentos, foi a vez da apresentação de Beto Pires, que misturou música e humor, trazendo momentos de alegria e descontração para a abertura da Feira do Livro. A 15ª Feira do Livro de Candelária prossegue até o sábado, 9, que reserva como atração principal o Festival da Canção Estudantil, a partir das 13h30 (veja na capa do caderno Fim de Semana). Confira, abaixo, o restante da programação da feira.
Apesar das baixas temperaturas, foi grande a movimentação na Feira do Livro nos dois primeiros dias da programação. Na quarta, 6, logo no início da manhã aconteceu a palestra com a patrona. As atrações no palco ainda incluiíram as apresentações do Musical Jardim de Cataventos e da banda do Colégio Medianeira - Arienaidem. Em meio a cada atração, ocorreu a animação cultural a cargo do Grupo Vivandeiros da Alegria, que durante toda a quarta apresentou o personagem Tertulino, um típico estancieiro gaúcho. Já na quinta, 7, pela manhã aconteceu a palestra com o escritor Guto Leite, seguida do Teatro de Bonecos Fantomania “Contos da Floresta”, que se repetiu também à tarde. A programação da tarde de quinta ainda foi preenchida com uma palestra sobre Meio Ambiente, ministrada pelo assistente social do Sesc, Eduardo da Silva. Durante a quinta, a animação cultural foi comandada pelo personagem nordestino Zé do Cordel.
IMPRESSÕES - As primeiras impressões sobre a 15ª Feira do Livro de Candelária são bastante positivas. O secretário de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer de Vera Cruz, Lucas Dalfrancis, visitou a feira na tarde de quarta, 6. Em conversa com a reportagem, ele explicou que segue uma rotina de colher bons exemplos e, dessa forma, costuma visitar as feiras do livro na região e até em cidades mais distantes. Qualificou como fantástica a estrutura montada em Candelária, elogiando especialmente a entrada que, segundo ele, convida as pessoas a entrar em um mundo diferente. A programação diversificada também foi destacada pelo secretário Lucas, que ainda se mostrou positivamente impressionado com a animação cultural da feira. Por fim, disse que Candelária está de parabéns por sua feira de livro, num formato que democratiza o acesso aos livros. As professoras Nanci de Franceschi e Liane Badek, de Cerro Branco, trouxeram as turmas do 6º e 7º ano do Colégio Estadual do vizinho município, e também gostaram do que viram. Nanci elogiou a estrutura e as atividades, que considerou excelentes. Ela disse ter visto a programação na edição da Folha e logo se interessou em trazer alunos para a feira. Já a professora Liane destacou o fato da programação ter sido preparada para agradar as diferentes faixas etárias dos alunos, valorizando também a diversidade de livros oferecida pela feira. Neste sentido, informou que os alunos cerro-branquenses levaram livros para casa, realidade que vem de encontro aos objetivos da feira e ajuda a justificar a sua realização.

O restante da programação
Sexta-feira - 08/06
8h30 – Abertura da Feira com animação cultural a cargo do Grupo Vivandeiros da Alegria.
9h – Palestra com o escritor Airton Ortiz
10h - Sarau literário a cargo do Colégio Medianeira
11h – Animação Cultural com Vivandeiros da Alegria
13h30 – Animação Cultural com Vivandeiros da Alegria
14h- Sarau literário a cargo do Colégio Medianeira
15h – Animação Cultural com Vivandeiros da Alegria
20h – Encerramento da Feira.
Sábado - 09/06
9h - Abertura da Feira
13h30 – Festival da Canção Estudantil