Logo Folha de Candelária
Esporte 08/06/2018 11:22
Por: Tiago Mairo Garcia

Copa do Mundo 2018: De malas prontas para a Rússia

Empresário Marcos Soder e o filho João Vitor Simianer Soder irão acompanhar os jogos do Brasil na primeira fase do mundial

Copa do Mundo. A cada quatro anos a principal competição do futebol mundial é o centro das atenções de milhares de torcedores pelos cinco continentes do planeta. É o encontro dos melhores jogadores do mundo representando 32 seleções na disputa pelo título mundial. Em 2018, a Rússia, país localizado no continente europeu, será o país-sede da 21ª edição da competição, que inicia na próxima quinta, 14, às 12h, no Estádio Olímpico Lujniki, em Moscou, com o jogo de abertura entre Rússia e Arábia Saudita.
Entre os milhares de torcedores que estarão no país europeu, considerado o de maior extensão do planeta, com 17 075 400 quilômetros quadrados, estarão dois candelarienses: o empresário Marcos Soder e o filho João Vitor Simianer Soder. Com eles estará Edson Bertozzi, de Lajeado, amigo de Marcos. Os três embarcam para a Rússia na próxima segunda, 11, com escalas em São Paulo, Lisboa e Moscou. No domingo, 17 de junho, os três estarão em Rostov para assistir à estreia do Brasil contra a Suiça.
Com a experiência de já ter viajado para o Japão em 2006, onde assistiu ao vivo à conquista do título mundial do Inter, de assistir jogos do time gaúcho na Argentina, Equador e Emirados Árabes Unidos, Marcos Soder vai participar de sua segunda Copa do Mundo. Em 2010, o empresário candelariense viajou para a África do Sul, onde assistiu jogos do Brasil e acompanhou outras partidas pela competição mundial. O empresário destaca a integração dos povos proporcionada pelo evento. "É muito legal ver essa diversidade e a confraternização entre os povos que vão para torcer e se divertir.  A Copa do Mundo é uma grande festa mundial", salientou.
Em 2014, no Brasil, Marcos gostaria de ter levado o filho, João, para assistir aos jogos em Porto Alegre, mas, por falta de ingressos, acabou não conseguindo. "Prometi para ele que em 2018 iríamos para a Rússia. Nos organizamos e conseguimos as passagens. Os ingressos para os jogos vamos comprar na hora", destaca Marcos. 
Fluente em inglês, após ter viajado para o Canadá, onde realizou um intercâmbio no início do ano, João destaca que na Rússia o trio estará em apartamentos alugados nas cidades onde o Brasil fará os seus jogos. Além da estreia contra a Suiça em Rostov, o Brasil jogará no dia 22 de junho contra a Costa Rica em São Petesburgo e no dia 27 de junho contra a Sérvia em Moscou. Após, eles retornam ao Brasil. "Nos dias em que não haverá jogos, vamos aproveitar para conhecer pontos turísticos e a cultura do país. Será uma viagem especial, pois estaremos em um dos maiores eventos esportivos do mundo", disse o jovem. 
Sobre a campanha do Brasil na copa, os dois torcedores estão confiantes no hexacampeonato. Eles destacam que a atual seleção sob o comando do técnico Tite é uma das melhores que o país já teve desde 2002, ano em que o Brasil foi pentacampeão do mundo na Copa disputada  no Japão e na Coreia do Sul. "Estamos com esperança. Temos uma seleção melhor que a de 2014 e uma das melhores da última década. Com certeza o Brasil é um dos favoritos para vencer a Copa", frisou João. Marcos também compartilha da mesma opinião do filho e também acredita na conquista do título mundial. "Temos grandes jogadores e o técnico Tite tem o time na mão. Temos todas as condições de fazer uma grande Copa do Mundo", finalizou.