Logo Folha de Candelária
Política 03/07/2024 14:48
Por: Odete Jochims

Vice-prefeito participa de marcha pela reconstrução em Brasília

  •  Becker com representantes dos municípios da região em Brasília
  • : Vice-prefeito ao lado de Wellington Dias, Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil

Mais de 400 gestores municipais gaúchos estão reunidos em mobilização na Capital Federal para a Marcha pela Reconstrução dos Municípios do Rio Grande do Sul. Representando Candelária, o vice-prefeito Cristiano Becker está participando desde terça-feira (2), do evento promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em parceria com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). O prefeito Nestor Ellwanger, o Rim, não pode participar, pois se recupera de uma cirurgia.

O encontro segue nesta quarta (3) e busca promover o avanço das medidas emergenciais e estruturantes para o restabelecimento das localidades afetadas pelas enchentes no RS. Durante os dois dias da Marcha, os gestores discutem com deputados e senadores sobre recursos extras aos municípios gaúchos, entre eles, a garantia da recomposição do ICMS, do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e a flexibilização para o uso de saldos disponíveis nos cofres municipais.

“Estamos em busca do socorro necessário, principalmente, a recomposição do ICMS e do ISS, o que ajudará na recuperação do nosso e de tantos outros municípios assolados pela catástrofe climática. Entendemos que é possível reconstruir nossas cidades com esses recursos e, assim, reerguermos a quarta maior economia do Brasil, que paga mais de R$ 100 bilhões de impostos”, ressaltou o vice-prefeito.

O evento também busca articulação para a prorrogação dos financiamentos agrícolas, a renegociação das dívidas previdenciárias dos municípios e a busca por recursos para obras de prevenção a eventos climáticos. Becker ainda participará de agendas com o Executivo e lideranças da Câmara dos Deputados e do Senado Federal para se buscar o avanço de medidas no Congresso Nacional. “Precisamos de todos para ter força nessa mobilização”, destacou Becker.