Logo Folha de Candelária
Geral 14/11/2017 11:13
Por: Tiago Mairo Garcia

2º Fórum Municipal debate a consciência negra

Evento está sendo realizado na rua Coberta com a participação de escolas das redes municipal, estadual e particular

  • 2º Forum Municipal da Consciência Negra conta com diversas atrações na rua Coberta
  • Alunos realizam apresentações culturais
  • Escola São Paulo apresenta trabalho sobre as Raízes do Racismo no Brasil
  • Alunos da turma 201 do 2º ano da Escola Estadual Guia Lopes está apresentando o trabalho sobre igualdade racial
  • Grande público prestigiou as atividades na rua Coberta - Fotos: Tiago Mairo Garcia - Folha de Candelária

Com o tema "Nem preto, nem branco, minha raça é humana", a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Assistência Social e Creas, está realizando nesta terça, 14, na rua coberta, o 2º Fórum Municipal da Consciência Negra.

A programação teve início com a solenidade de abertura. Após, ocorreu a palestra "Cultura Afro e Religião Afro e Afrobrasileira", com os pedagogos ativistas Sérgio Ramos, Ana Falcão e Jaqueline Gonçalves. Em seguida, ocorreu o espetáculo do Coletivo Negressência, de Santa Maria, que apresentou um musical com teatro e dança. A programação da manhã foi encerrada com apresentações culturais através de um teatro com alunos da Escola Municipal Christiano Afonso Graeff, dança realizado pelos alunos da Escola Municipal São João Batista de La Salle, música realizada pelos alunos do Colégio Medianeira e roda cantada pela Escola Estadual Professor Penedo.

À tarde, a partir das 13h30, acontecerá a oficina de turbante, com Antônio Souza. Após, às 14h, acontece o espetáculo do Coletivo Negressência, de Santa Maria, e um teatro com alunos da Escola Municipal Christiano Afonso Graeff.

Durante todo o evento haverá tendas com o armazém cultural e mostra interativa, com turmas do 8º e 9º ano das escolas municipais Adão Jaime Porto, Christiano Afonso Graeff, São João Batista de La Salle, São Paulo e Percílio Joaquim da Silveira, escolas estaduais Guia Lopes, Lepage, Fábio Nackpar dos Santos e Professor Penedo e o Colégio Medianeira estarão apresentando os seus trabalhos relacionados com o tema.

A secretária municipal de Assistência Social, Marta Emmel, destacou que a ideia do fórum é levar a comunidade a refletir sobre o assunto. "Nosso objetivo é debater o assunto em busca de uma sociedade sem preconceitos e mais solidária com o próximo", frisou Marta.

Mostra Interativa das escolas

Adão Jaime Porto - Religiões Africanas

Christiano Afonso Graeff - Caricaturas e esculturas

Guia Lopes - Máscaras e Discriminação Racial

La Salle - Músicas Africanas

Fábio Nackpar dos Santos - Artes, Bonecas, Abaomy

Percílio Joaquim da Silveira - Jogos Africanos

São Paulo - As Raízes do Racismo no Brasil

Colégio Medianeira - Cartaz e Máscaras

Penedo - Bonecas, Abaomy, Máscaras e Poemas