Logo Folha de Candelária
Geral 08/02/2024 17:54
Por: Charles Silva

Rede municipal apresenta as principais novidades referentes ao ano letivo

Aumento do número de estudantes, turno integral nas creches e diversas obras de expansão são os principais destaques para 2024

Ao longo do mês de fevereiro, cerca de 5 mil alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino voltam as aulas em Candelária. Deste número, aproximadamente 2.800 compõe a rede municipal, integrada por alunos da educação infantil e ensino fundamental, cerca de 300 crianças e jovens a mais em relação a 2023. Um crescimento que demandou planejamento especial por parte da Secretaria Municipal de Educação, que colocou em prática diversas obras de infraestrutura, além de um extenso cronograma de formação pedagógica e administrativa de professores e servidores, para prepará-los para o novo ano letivo.

Embora a secretaria municipal de Educação, tenha optado pelo início oficial das aulas no dia 19 de fevereiro, somando-se à rede estadual e ao Colégio Medianeira, a educação infantil começará antes. As Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI) de Candelária, receberão os pequenos a partir do dia 14, com exceção da EMEI Candina, que deverá retornar no dia 26 de fevereiro. A diferença em relação às demais escolas diz respeito a uma ampla obra que está sendo realizada no prédio, que ampliará o número de salas de aula, além de instalar novos aparelhos de ar condicionado.

Na EMEF Franscisco Hübner Filho estão sendo construídas quatro novas salas de aula, todas equipadas com banheiros individuais. Com a conclusão da obra, e escola irá absorver os alunos em idade pré-escolar de região, que, por falta de espaço físico, precisaram ser alocados na Escola Lauro Hintz. A EMEF Barão do Rio Branco, também está ampliando sua capacidade. Com a mudança da sede da secretaria de Educação para seu prédio próprio, em dezembro de 2023, o educandário passou a ocupar todo o complexo e, este ano, também irá contemplar alunos do 4º ano. Todas estas mudanças nas escolas de educação infantil do município possibilitaram outra novidade para 2024, o retorno das creches em turno integral, demanda muito solicitada pelas mamães e papais do município.

Formação Pedagógica e livro “Bem-vindo a Candelária”

Desde o dia 5 de fevereiro, a secretaria de educação de Candelária está promovendo um extenso programa de formação pedagógica e administrativa para seus professores e servidores, visando o ano letivo de 2024. Por meio de uma parceria com o Sindicato Rural de Candelária e SENAR, Fundação SICREDI, SAMU e Programa TEAcolhe, foram mais de 40 horas de oficinas, reuniões e palestras, que se estendem até esta sexta, 9. A abertura oficial de programa aconteceu nesta quinta, 8, e contou com a participação das entidades parceiras e diversas autoridades municipais. No entanto, o ponto alto do evento foi a palestra promovida por Rodrigo Santos Keller, doutor em Informática na Educação pela UFRGS, escritor, editor e fundador da Editora Gaúcha, que usou o espaço para lançar o livro “Bem-vindo a Candelária”, organizado em parceria com a Prefeitura Municipal.

A obra faz parte da coleção “Bem-Vindo a Minha Cidade”, que está em andamento e já é responsável por contar as histórias de 23º municípios gaúchos. Conforme a secretária de Educação, Carla Goelzer, inicialmente o município adquiriu mil exemplares do livro, que, por meio da personagem Candy, apresenta Candelária de lúdica e didática, contando os principais acontecimentos históricos, geografia, pontos turísticos, símbolos, economia e muito mais. “É muito importante apresentar Candelária aos nossos alunos desde os anos iniciais. Contudo, nossas escolas não contavam com nenhum material infantil voltado para essas temáticas. Ficamos imensamente felizes com o resultado e, tenho certeza que este livro fará muito sucesso com nossos alunos”, finalizou.