Por: Charles Silva
Dia D de vacinação contra gripe acontece neste sábado, 13
Dados apontam que apenas 20% da população prioritária já se vacinou, o que pode acarretar em grande surto da doença e uma sobrecarga nos serviços de saúde
Neste sábado, 13, a Secretaria Municipal de Saúde estará promovendo o Dia D para vacinação contra a gripe em Candelária. Das 9h as 15h, as vacinas estão disponíveis no Centro Municipal de Vacinação (CMV), nas ESFs Rincão, Marilene e Ewaldo Prass. A campanha é voltada aos chamados “Grupos Prioritários”, composto por crianças, idosos, pessoas com comorbidades (condições clínicas especiais), gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, entre outros, indivíduos que são mais suscetíveis as complicações causadas pela gripe.
Um estudo realizado pela Sanofi em parceria com a ALS Perception, realizado em fevereiro de 2024, mostrou que 68% dos brasileiros têm pouco ou nenhum conhecimento de que o vírus da gripe pode agravar doenças preexistentes, como problemas cardiovasculares, pulmonares e diabetes. Além disso, boa parte dos entrevistados afirmaram que optam por não se vacinar ou não sabem quais vacinas deve tomar. Estas percepções errôneas têm resultado em um grande avanço do vírus no país, o que deve crescer ainda mais com o avanço do outono-inverno.
Em Candelária, conforme a enfermeira Nerisane Fornari, coordenadora do Centro Municipal de Vacinação, apenas 20% do público prioritário da campanha já se vacinou, o que pode ocasionar em um surto da doença e uma sobrecarga nos serviços de saúde. “Gostaria de fazer um chamado especial aos pais ou responsáveis por crianças a partir de seis meses até seis anos de idade. Pois somente 10% deste público já realizou sua imunização. Embora a maioria das pessoas não sofra com complicações causadas pela gripe, é fato que as pessoas que compõem os grupos prioritários, como crianças e idosos, possuem um sistema imunológico vulnerável a problemas a longo prazo. Portanto, não deixe quem você ama desprotegido”, solicitou.
Para se imunizar, basta comparecer ao local com o cartão de vacinação e o cartão do SUS ou documento com foto. Faça a sua parte na prevenção da gripe. Sua saúde é prioridade.