Logo Folha de Candelária
Geral 15/03/2019 10:51
Por: Tiago Mairo Garcia

Rede Raps, um novo conceito em atendimento psicossocial

Representantes de vários segmentos vêm desenvolvendo trabalho unificado para buscar soluções rápidas para os mais diferentes problemas da sociedade

Um trabalho unificado, realizado em rede, com o objetivo de atender de forma rápida e eficaz os mais diferentes problemas sociais inseridos na nossa sociedade. É com esta proposta que desde o segundo semestre de 2016 a Secretaria Municipal de Assistência Social idealizou a Rede Raps (Rede de Atendimento Psicossocial). O trabalho está sendo realizado em conjunto por representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação através do Cras, Creas e Gestão Municipal, Secretaria Municipal de Saúde (CAPS), Hospital Candelária, Conselho Tutelar e Secretaria Municipal de Educação através do CEAPE e Setor Pedagógico. Em 2018, o grupo candelariense realizou uma capacitação de cinco encontros e 40 horas sobre a rede de atendimento a crianças vítimas da violência, que ocorreu no Cepru (Centro de Educação Profissional da Unisc), em Santa Cruz do Sul. 
Durante a reunião mensal do grupo, realizada sempre na primeira sexta do mês, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, a reportagem da Folha acompanhou o encontro em que os representantes de cada segmento buscam debater e buscar soluções  para os mais diferentes casos nos quais é necessário realizar o atendimento psicossocial, seja na cidade ou no interior. Segundo a secretária de Assistência Social e Habitação, Marta Emmel, o trabalho da Rede Raps tem se mostrado de fundamental importância por buscar soluções para os mais diferentes casos. "É um trabalho realizado em equipe, sendo analisados os casos como sujeito de direito, e, com base em informações técnicas, buscamos as soluções para os problemas. É um trabalho no qual temos obtido bons resultados", destacou. 
Marta salientou que as informações sobre os casos tratados na rede são tratadas com sigilo por todos os integrantes. A secretaria frisou que o trabalho da Rede Raps ainda é desconhecido de grande parte da comunidade. "Percebemos que ainda há um grande desconhecimento do trabalho da rede. Nossa ideia é que mais segmentos da sociedade aderissem a essa iniciativa, pois é um trabalho verdadeiro e intenso, que tem o objetivo de auxiliar quem precisa", salientou. 
Os integrantes da rede Raps analisam os mais diferentes casos de vulnerabilidade social que estão inseridos na sociedade. A secretaria destacou a importância do cidadão denunciar quando tiver conhecimento de casos graves  de abuso infantil, violência contra a mulher, violência contra idoso, entre outros casos de vulnerabilidade social. "Se estou vendo algo errado, denunciem para que a gente possa buscar uma solução rápida. A omissão pode estar custando a vida de um inocente", disse Marta. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 3743-8161, na Assistência Social ou nos demais segmentos que integram a rede.