Logo Folha de Candelária
Rural 29/03/2019 14:32
Por: Redação

Expoagro Afubra recebeu 112 mil visitantes

Movimentação recorde de público foi 15% maior que a registrada em 2018 nos três dias do evento

  • Vista aérea do Parque da Expoagro em Rio Pardo
  • Público recorde de 112 mil foi o maior registrado em todas as edições da feira - Fotos: Assessoria de Imprensa Afubra
  • Autoridades visitam o novo pavilhão da Agroindústria Familiar
  • Vice-Prefeito de Candelária, Nestor Ellwanger com o vice governador Ranolfo Vieira
  • Autoridades na solenidade de abertura
  • Marco Treichel, Paulo Butzge, Juarez Cândido e Neide Rodrigues  prestigiaram a solenidade de abertura da Expoagro
  • Autoridades descerram a placa durante a inauguração do novo pavilhão da agroindústria familiar
  • Autoridades visitam os estandes com os produtos produzidos pela agroindústria familiar
  • Público prestigiou em grande número o novo espaço no Parque da Expoagro
  • Movimentação intensa foi registrado nos três dias de evento

Encerrada no final da tarde de quinta, 28, a 19ª Expoagro Afubra, em Rincão del Rey, Rio Pardo/RS, recebeu 112 mil visitantes nos três dias de programação. O recorde de pessoas no maior evento do gênero para a agricultura familiar no Brasil foi anunciado pelo coordenador da feira e vice-presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Marco Antonio Dornelles, no final da tarde. A movimentação foi 15% maior do que em 2018, quando o parque recebeu 98 mil pessoas.

“A estrutura aguentou bem, com um ou outro ponto de gargalo que vamos melhorar para a 20ª edição”, garantiu o presidente da Afubra, Benício Albano Werner, ainda comemorando o resultado. Apesar da boa expectativa quanto à comercialização, os números finais só serão divulgados na próxima segunda-feira, dia 1º de abril, uma vez que a Associação está pedindo mais rigor nos dados por parte dos expositores e instituições bancárias.

Dornelles também anunciou um aumento de 25% nas vendas no Pavilhão da Agricultura Familiar, que contou com 149 expositores de 80 municípios gaúchos e movimentou R$ 792.500,00. “O novo pavilhão, mais amplo e com maior área de circulação ajudou muito e o retorno que recebemos dos expositores foi muito positivo”, completou.

Benício Albano Werner também anunciou que, entre as melhorias estruturais, estão previstas a busca de recursos para a ampliação do recém-inaugurado Pavilhão da Agricultura Familiar, um novo complexo de banheiros e a construção, pelo governo federal, de um acesso mais seguro ao parque e ao Centro Vocacional Tecnológico, no quilômetro 161 da BR 471. Quanto ao pavilhão das agroindústrias, a ideia é duplicar seu tamanho, passando para 3 mil metros quadrados, dotando-o também de um pequeno auditório, uma área de processamento de alimentos e banheiros próximos. O presidente da Afubra também destacou que o clima ameno deste início de outono ajudou no bem-estar dos visitantes.

Além da assinatura de convênios, discussões importantes para a cadeia produtiva do tabaco e diversas culturas que integram o mosaico da agricultura familiar, e da inauguração do espaço de comercialização das agroindústrias, o presidente destacou a rodada de negócios “Do campo à mesa”, entre produtores de hortigranjeiros e alimentos coloniais com supermercados, hotéis e restaurantes promovida pelo Sebrae/RS, o leilão de ovinos, o Seminário Regional de Turismo Rural, o Fórum de Diversificação de Atividades de Produção Rural e a comercialização de animais. “Pretendemos incentivar com estrutura e apoio a estas iniciativas de comercialização e mercado, de forma que a feira ajude a gerar ainda mais renda para a agricultura regional”, resumiu Dornelles. (Com informações da Assessoria de Imprensa da 19ª Expoagro Afubra)