Logo Folha de Candelária
Informe Comercial 31/08/2023 18:06
Por: Charles Silva

Aquisição possibilita conclusão do antigo Casarão da Avenida Pereira Rego

  • Uma ampla limpeza no local permitiu que a propriedade voltasse a compor a paisagem da região
  • Abandonado por três décadas, casarão havia desaparecido completamente em meio a vegetação
  • O espaço possui diversos cômodos em diferentes níveis, aproveitando-se da topografia do terreno
  • Apesar da necessidade de renovação, a base do casarão está sólida, com colunas e vigas em excelente estado de conservação
  • Usada como abrigo por pessoas em situação de rua, local era campo fértil para proliferação de insetos e demais animais urbanos

Abandonado desde o início da década de 90, obras do antigo casarão, localizado na Avenida Pereira Rego próximo à divisa com a Avenida Getúlio Vargas, podem ganhar novos capítulos após aquisição junto ao estado. Recentemente a propriedade foi arrematada por um empresário candelariense, que preferiu permanecer anônimo, e será disponibilizada para venda, finalmente possibilitando sua conclusão.

A construção faz parte do imaginário dos candelarienses como um símbolo de algo que poderia, e deveria, ter sido uma construção grandiosa, mas acabou ficando esquecido através dos anos. O início das construções remonta a 1989, entretanto, devido a dificuldades econômicas, a obra foi suspensa antes de sua conclusão. Posteriormente, em 1994, a propriedade acabou tornando-se patrimônio do estado do Rio Grande do Sul, ficando em desuso desde então. Através dos anos, a vegetação acabou escondendo a beleza do local e a construção acabou sendo utilizada como refúgio por pessoas em situação de rua.

Quem visita o local se surpreende com a arquitetura da construção, que remonta um estilo romântico do século 19, com formatos arredondados e cômodos amplos e luxuosos, que lembram antigos castelos e construções religiosas. Mesmo inacabado, o espaço possui diversos cômodos em diferentes níveis, aproveitando-se da topografia do terreno alto, permitindo inclusive que um observador posicionado no terceiro andar tenha uma bela vista panorâmica de toda a região.

O terreno possui mais de 1300m², com cerca de 260m² de área construída e, segundo Rudimar Ribeiro, da empresa Rudimar Imóveis, apesar da óbvia necessidade de renovação, a base do casarão está sólida, com colunas e vigas em excelente estado. “Quem projetou e executou a obra não economizou recursos. Os materiais usados na época são superiores aos que são utilizados atualmente para uma construção deste porte. Basta ver que, mesmo após três décadas de abandono, a maior parte da estrutura resiste sem declínio”, compartilha Rudimar.

O arrematante conta que, seu principal objetivo com a aquisição da propriedade é ver a renovação da área, que possui um imenso potencial de uso, tanto para moradia, quanto para instalação de um comércio. Por isso, o local está recebendo uma limpeza abrangente, câmeras de vigilância e um novo muro de proteção e, em um futuro próximo estará disponível para venda.

Se você busca uma oportunidade singular para transformar o passado em um futuro grandioso, essa será sua chance de adquirir esse espaço pronto para ser reimaginado. Visite a Rudimar Imóveis na Avenida Marechal Deodoro, 427, em frente a ACIC, ou entre em contato pelo fone (51) 991831497 e explore essa rara oportunidade de adquirir e dar vida a um pedaço da rica história de Candelária.