Logo Folha de Candelária
Geral 17/10/2020 10:18
Por: Redação

Médicos Fábius e Gomes ganham homenagem no hospital

Em reconhecimento pela atuação, ala obstétrica e bloco cirúrgico foram batizados com os nomes dos dois profissionais da área médica já falecidos

Os nomes dos médicos Fábius Pasqualoto e José Luiz Gomes, já bem identificados na memória da comunidade, passam agora a ser lembrados em duas importantes alas do Hospital Candelária. Uma solenidade informal no final da tarde de sexta, 16, na casa de saúde, marcou a nova identificação, com direito a descerramento de placas. O bloco cirúrgico do hospital passa a ganhar o nome do doutor Gomes - falecido em novembro de 2018 - em reconhecimento por sua atuação nesta área durante décadas. Já a ala obstétrica do hospital homenageia o doutor Fábius - falecido em janeiro de 2019 - que somou mais de meio século de serviços prestados à saúde da população candelariense. As viúvas Glací Beling Gomes e Cleusa Pasqualoto participaram da homenagem prestada de forma conjunta pela Sociedade Beneficente Hospital Candelária (SBHC) e pela Sociedade Médica de Candelária (Someca), também alusiva à passagem do Dia do Médico, comemorado no dia 18 de outubro.
O presidente da Someca, Volmar Ercolani, abriu os pronunciamentos destacando a prolongada atuação dos médicos Fábius e Gomes em uma época difícil, na qual não existia plantão no hospital. “Candelária tem muito a agradecer a eles”, concluiu Volmar. Na sequência, o administrador do hospital, Aristides Feistler, lembrou da relação de confiança que os dois profissionais médicos estabeleceram com a população local, realidade que justifica plenamente a homenagem prestada, segundo destacou. Já o prefeito Paulo Butzge salientou a importância do trabalho dos profissionais da área médica em favor da vida, o bem maior do ser humano, conforme enfatizou. Neste sentido, valorizou a atuação dos dois médicos homenageados, registrando que o poder executivo municipal tem também a atribuição de cuidar da saúde das pessoas e que isso precisa de profissionais capacitados, a exemplo dos médicos Fábius e Gomes. A seguir, Cleusa Pasqualoto lembrou da dedicação que Fábius sempre demonstrou no exercício de sua atividade, agradecendo a lembrança e a homenagem. Por sua vez, Glací Gomes também manifestou gratidão pela homenagem em nome dos familiares, observando que Gomes deixou sementes de humildade e de solidariedade, entre outros valores, nesta comunidade. Por isso, finalizou ressaltando que sua obra e exemplos seguirão vivos nesta instituição. A cerimônia foi encerrada com o descerramento de placas alusivas à homenagem.