Logo Folha de Candelária
Geral 06/02/2026 06:06
Por: Diego Foppa

Folha passa a integrar o Grupo Empório de Comunicação

Nova fase do periódico marca a entrada dos sócios Matheus Haetinger e Jusiane Skolaude

Prestes a completar 40 anos de sua fundação, a Folha de Candelária vive um novo e importante capítulo de sua história. No início deste mês, o periódico passou por uma troca de administração e agora integra oficialmente o Grupo Empório de Comunicação, marcando o início de uma nova fase editorial e institucional. Ao longo de sua trajetória, a Folha consolidou-se como um espaço de informação, opinião e registro da história local, acompanhando o desenvolvimento do município e dando voz à comunidade. 

A nova fase marca a entrada dos sócios Matheus Haetinger e Jusiane Skolaude, que assumem a condução do jornal com o compromisso de preservar a essência comunitária da Folha, ao mesmo tempo em que projetam o veículo para os novos tempos da comunicação. A mudança representa um movimento natural de evolução, alinhado às transformações tecnológicas, ao comportamento dos leitores e às novas formas de produzir e consumir informação.

Com a incorporação ao Grupo Empório de Comunicação, a Folha passa a atuar de forma conectada à agência Empório Criativo, ampliando sua presença no meio digital e explorando novos formatos de conteúdo. A integração permitirá o desenvolvimento de projetos especiais, fortalecimento das plataformas online, além de novas oportunidades para anunciantes e parceiros.

De acordo com Matheus Haetinger, a mudança não representa uma ruptura, mas sim a continuidade de uma história que se renova. “A Folha segue sendo da comunidade e para a comunidade. Vamos manter a essência do jornal que há quatro décadas desempenha um papel fundamental em Candelária e municípios da região. O que muda é a forma de dialogar com os novos tempos, com mais estrutura, inovação e responsabilidade”, destaca o novo diretor.

Novidades a partir de março

Fundada em 18 de março de 1986, a Folha de Candelária passou por diversas transformações. Nas últimas décadas, viveu uma transformação tecnológica, onde o digital ganhou mais presença. Pensando nisso, a nova fase será marcada por mais uma transformação. A internet, as redes sociais e as plataformas digitais ampliaram o alcance das notícias e aceleraram a circulação dos conteúdos, exigindo dos veículos de comunicação uma atuação cada vez mais integrada e multiplataforma.

Nesse contexto, a Folha de Candelária fortalece sua presença no ambiente digital, ampliando canais de informação, interação e novos formatos de conteúdo. O jornal passa a investir mais nas plataformas online, nas redes sociais, por meio de vídeos e conteúdo multimídia, acompanhando as tendências do jornalismo contemporâneo e dialogando com diferentes públicos.

Conforme Jusiane Skolaude, esse movimento, no entanto, não significa abrir mão do jornal impresso. “O jornal impresso segue como base editorial, histórica e simbólica da Folha, mantendo seu papel de registro dos fatos, aprofundamento das reportagens e leitura qualificada. Em um cenário marcado pela velocidade das redes, o jornal impresso continua sendo espaço de análise, contexto, opinião e memória da comunidade”, ressalta.

A proposta da nova fase é a integração entre o impresso e o digital, onde um fortalece o outro. Enquanto o digital amplia o alcance e a agilidade da informação, o jornal impresso preserva a credibilidade, o aprofundamento e a identidade construída ao longo dos anos. “Juntos, formam um ecossistema de comunicação que valoriza tanto a inovação quanto a tradição”, destaca Haetinger.

A palavra de quem ajudou a construir a história

Fundada pelo jornalista Marco Mallmann, a Folha de Candelária construiu, ao longo de sua trajetória, uma relação de credibilidade e proximidade com a comunidade. Nos últimos anos, o jornal esteve sob a administração de Rui Flores e Silva e Odete Jochims, que deram continuidade ao trabalho iniciado pela família Mallmann em 1986, mantendo o veículo ativo, comprometido com a informação local e com o interesse público.

A contribuição da gestão anterior foi fundamental para preservar a identidade do jornal, garantir sua circulação e manter viva a tradição de um dos principais meios de comunicação do município. Ao explicar a decisão de deixar a administração do jornal, o casal afirma que o momento é de descanso após anos de dedicação à Folha de Candelária. Segundo eles, a escolha foi tomada de forma tranquila e consciente, entendendo que o ciclo se encerra com a sensação de dever cumprido e com a certeza de que o jornal segue em boas mãos para dar continuidade à sua história.

“A Folha de Candelária sempre foi mais do que um jornal, é parte da minha história. Praticamente desde o início, eu estive presente trabalhando na redação. Durante o período em que estivemos à frente da administração, nosso compromisso foi manter vivo o legado deixado por Marco Mallmann, garantindo a continuidade do jornal e sua credibilidade. Temos a certeza de que esta nova fase chega para fortalecer ainda mais a Folha, respeitando sua essência e projetando o veículo para o futuro”, afirma.

Quem são os novos sócios: 

Matheus Haetinger, 30 anos, é formado em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Ao longo de sua trajetória profissional, atuou em diversos veículos de comunicação da região, como Unisc TV, Portal Gaz, Jornal de Candelária e TV Novo Tempo, consolidando experiência nas áreas de jornalismo impresso, audiovisual e digital.

Além da atuação na imprensa regional, destacou-se na comunicação pública, integrando as assessorias de imprensa das prefeituras de Novo Cabrais e Candelária, bem como da Câmara de Vereadores de Candelária, onde trabalhou na comunicação institucional e no relacionamento com a comunidade.

Haetinger também é reconhecido pelo envolvimento em projetos comunitários, culturais, esportivos e de inovação, participando da organização de eventos, ações de fomento ao empreendedorismo jovem e iniciativas de fortalecimento da identidade local e desenvolvimento das comunidades, principalmente as do interior.

 
Jusiane Skolaude, 31 anos, é formada em Relações Públicas pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e possui pós-graduação em Gestão de Pessoas pela mesma instituição. Durante a graduação, atuou na Agência de Comunicação da Unisc, exercendo liderança na área de Relações Públicas e mantendo contato direto com as diferentes frentes da comunicação institucional.

Possui experiência em cerimonial, protocolo e organização de eventos universitários, sociais e corporativos, além de atuação na ONG Foco Empreendedor — hoje Grupo Foco — organização com a qual mantém vínculo profissional. Também trabalhou por três anos na assessoria de imprensa pública, desenvolvendo comunicação estratégica e participando do planejamento e execução de ações de marketing, produção de conteúdo e campanhas políticas.

Empreendedora há quase cinco anos, está à frente da Empório Criativo, agência de marketing e conteúdo que atende clientes de Candelária e de toda a região. Com Matheus Haetinger, também conduz o Hub Conecta Flow, voltado ao fortalecimento do empreendedorismo, da inovação e da conexão entre pessoas e negócios.