Por: Diego Foppa
Rim e Cristiano avaliam campanha e o novo governo
Primeira dupla reeleita, prefeito e vice do centenário do município contam com um período sem adversidades climáticas e projetam prioridades e novas realizações
Passados os primeiros dias da reeleição, o prefeito Nestor Ellwanger (Rim) e o vice Cristiano Becker receberamm a reportagem da Folha, oportunidade em que falaram da votação histórica, apresentaram um balanço da campanha e projetaram o novo período à frente da Prefeitura de Candelária. A respeito da vantagem de 8.556 votos, o prefeito Rim iniciou respondendo que uma eleição é uma disputa na qual se ganha ou se perde. Segundo salienta, a vitória nessa eleição em números tão expressivos é uma combinação de várias coisas. "Mas acredito que o povo entendeu que com todos os problemas climáticos que tivemos ainda conseguimos fazer o município avançar em várias áreas", destacou. Já o vice Cristiano acrescenta que os eleitores se identificam com o jeito de ser do Rim e do Cristiano, que estão sempre presentes no dia a dia da comunidade e não apenas no período da eleição. "Uma eleição representa um voto de confiança e acredito que a ampla maioria da população demonstrou na urna que acredita no nosso trabalho e na nossa vontade de fazer ainda mais por Candelária", acrescentou. Rim ainda mencionou que a diferença histórica também passou por uma campanha limpa, sem ataques aos adversários. "Sempre fiz questão de dizer que na política temos adversários e não inimigos", destacou.
Em relação à avaliação da campanha, tanto Rim como Cristiano Becker valorizam a linha adotada do início ao fim, buscando priorizar as ações realizadas e as propostas, ao invés de se preocupar com os adversários. "O político tem que confiar no próprio taco e acredito que quem fala dos outros não tem o que mostrar", observou. O prefeito comentou que toda a campanha foi focada na apresentação de ações do governo, sem esquecer de propostas para o futuro. Conforme emendou, essa foi uma estratégia usada nos comícios, nos programas de rádio e nas postagens na internet. Cristiano Becker elogiou a equipe de marketing da campanha, afirmando que todo o conteúdo apresentou um tom positivo, sem ranços. "Uma campanha ao mesmo tempo leve e divertida, mas sem esquecer as pautas sérias", justificou. O prefeito Rim ainda fez questão de agradecer, além do time de marketing, aos coordenadores de campanha e às equipes jurídica e financeira da campanha. "Todos foram importantes para o resultado alcançado", pontuou. Questinado sobre os desafios do novo governo, Rim respondeu que o primeiro será seguir o esforço de reconstrução do município diante dos danos e prejuízos causados pela grande enchente de maio deste ano. "Muito já foi feito, mas ainda tem muito trabalho pela frente", observou. O prefeito lembrou que o governo sofreu com duas secas e a grande enchente deste ano, afirmando esperar que os próximos anos não sejam mais tão afetados pelo clima. O chefe do executivo também destacou que o próximo ano marcará o centenário de emancipação de Candelária. Além de uma comemoração à altura da data, Rim disse que a ideia é traçar metas para o desenvolvimento do município. Neste aspecto, Cristiano lembrou que um município que cresce oferece oportunidades e melhores condições de vida para seus moradores. “E esse será o foco da nossa atuação nos quatro próximos anos”, ressaltou.
As prioridades para os próximos anos
A respeito das prioridades para o novo período comandando o Executivo, Rim destacou que o objetivo é seguir promovendo avanços em todas as áreas. No entanto, lembrou que as áreas de educação e saúde sempre terão tratamento prioritário, até pelas exigências legais. Uma das primeiras realizações do novo governo promete ser a ponte de ferro que será erguida sobre o rio Pardo, ligando Candelária a Vale do Sol pela Rebentona. O prefeito informou que o projeto já conta com parceiros importantes como o Sicredi e o Instituto Ling, além do apoio fundamental do senador Luis Carlos Heinze (P). “Acreditamos que essa obra já possa ser concluída durante o ano do centenário do município”, estimou Rim. Cristiano lembrou que durante a campanha foram apresentadas inúmeras propostas para o novo governo, sendo, ao final, destacadas 11 de forma ilustrativa. Na área da educação, a construção da creche do bairro Marilene, a abertura de uma escola de educação infantil no Rincão Comprido e a ampliação gradativa das vagas e do turno integral em creches são as principais. Conforme Cristiano, na saúde, uma prioridade será a implantação de um Centro de Especialidades, oferecendo novos médicos especialistas nas áreas de cardiologia e traumatologia. Na área de infraestrutura, de acordo com o vice, o município pretende seguir ampliando as pavimentações de ruas da cidade, por ordem de prioridade, e também avançar na troca de lâmpadas de sódio por luminárias de LED, até atingir 100% da cidade. O prefeito Rim acrescenta que pretende também dar uma atenção especial para a recuperação e manutenção das estradas do interior, além de outras ações para melhorar a qualidade de vida da população rural. Outro projeto importante, pensando no futuro do município, de acordo com o prefeito, é a construção de um novo centro administrativo em substituição ao atual prédio da Prefeitura, que não oferece mais as condições adequadas para as necessidades da administração municipal.